Quarta-feira, Maio 31, 2023
15.8 C
Lisboa
More

    Peritos da ONU ficam na Síria só até sábado

    (Fotografia © Reuters)
    (Fotografia © Reuters)

    O secretário-geral da ONU revelou que os peritos que estão a investigar o alegado ataque com armas químicas na Síria vão deixar o país até sábado de manhã. Reino Unido enviou seis aviões de caça “por precaução” para o Chipre.
    “Vão continuar a investigação até sexta-feira e deixarão a Síria até sábado de manhã, apresentando-me o relatório quando estiverem prontos”, disse Ban aos jornalistas em Viena.
    O líder da ONU indicou ainda ter falado quarta-feira com o Presidente dos EUA, Barack Obama, numa altura em que está para breve uma decisão sobre um ataque militar à Síria.
    “Exprimi o meu desejo sincero de que a equipa dos inspetores possa ser autorizada a continuar o seu trabalho conforme o mandato dos estados membros”, indicou.
    Ban Ki-moon tem-se mostrado contra um eventual ataque militar à Síria. “É preciso dar uma hipótese à diplomacia, é preciso dar uma hipótese à paz”, disse.
    Barack Obama disse ontem, numa entrevista à estação de televisão PBS, que ainda não tomou uma decisão sobre um eventual ataque militar.
    Deste lado do Atlântico, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, comprometeu-se a esperar pelo relatório dos inspetores da ONU antes de tomar uma decisão sobre uma eventual intervenção militar na Sìria.
    O Parlamento britânico, que hoje reune de emergência, não deverá votar uma resolução sobre a aprovação dessa intervenção, mas uma condenação ao uso de armas químicas. Cameron foi obrigado a esperar pelo relatório dos inspetores diante não só da oposição do Partido Trabalhista, mas também por causa de uma rebelião de alguns deputados conservadores.
    Apesar dessa decisão, o Reino Unido enviou para o Chipre seis aviões de caça das Forças Aéreas britânicas, como “medida de precaução para proteger os interesses britânicos”.
    Numa entrevista ao ‘El País’, o ex-inspetor de armas da ONU para o Iraque, Hans Blix, defendeu que se deve esperar pelo relatório dos peritos antes de tomar qualquer decisão. E lembra: “quer se trate de Obama na Síria ou George W. Bush no Iraque, os EUA não são os polícias do mundo”.

    (dn.pt)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Acordo Verde Europeu sob pressão dos Estados Membros

    Líderes e empresas nos maiores mercados da Europa estão cada vez mais preocupados com o ritmo ambicioso do impulso...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema