Domingo, Maio 28, 2023
22 C
Lisboa
More

    PJ anuncia detenção de mais três suspeitos do crime de fogo florestal

    (Foto: PAULO RICCA/ARQUIVO)
    (Foto: PAULO RICCA/ARQUIVO)

    São já 47 os detidos desde o início do ano, só pela Judiciária.

    A PJ anunciou nesta quarta-feira que deteve mais três homens suspeitos de terem ateado nos últimos dias vários fogos florestais nos concelhos de Mangualde, Vila Real e Ourém. Sobe assim para 47 o número de presumíveis incendiários detidos este ano.

    Em colaboração com a GNR, a PJ do Centro identificou e deteve um homem de 56 anos, casado, servente de pedreiro, suspeito de ter ateado quatro incêndios florestais em Mangualde, distrito de Viseu. Dois ocorreram no feriado de 15 de Agosto e os outros dois no dia seguinte, na freguesia de São João da Fresta.

    O suspeito, segundo a PJ, terá agido num quadro de conflito familiar e de impulsividade. Com um isqueiro ateou os quatro focos de incêndio em zonas de mato, giestas e carvalhos, próximas de habitações de uma densa mancha florestal. No total, arderam 1230 metros quadrados.

    Em Vila Real, a polícia deteve um homem de 50 anos, sem profissão, suspeito de ter ateado um incêndio nesta segunda-feira no Lugar da Meada, em S. Tomé do Castelo. Também ele usou um isqueiro. Ardeu mato e as chamas ameaçaram uma mancha florestal, bem como habitações, que “só não foram consumidas devido à rápida intervenção da população residente naquela localidade”, escreve a PJ em comunicado.

    O terceiro detido tem 36 anos, é solteiro e trabalha como pedreiro. Na terça-feira às 17h10, o homem terá ateado um foco de incêndio numa zona de mato e floresta na localidade de Cumeada, em Freixianda, concelho de Ourém (Santarém). Agiu, segundo a PJ, “por impulso” e num quadro de alcoolismo.

    Com recurso a um isqueiro, terá provocado um fogo numa zona povoada por pinheiros e eucaliptos. As chamas consumiram cerca de três hectares e só não atingiram maiores proporções devido à intervenção dos moradores e dos bombeiros.

    Os três suspeitos vão agora ser presentes a tribunal para aplicação de eventuais medidas de coacção.

    Desde o início do ano foram detidas 47 pessoas pela PJ – mas a GNR também tem feito detenções. No ano passado, a 28 de Agosto tinham sido detidos pela Judiciária 39 suspeitos e em 2011 à mesma data tinham sido detidas 21 pessoas, segundo Rui Almeida, da PJ de Coimbra.

    (publico.pt)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola: 27 de Maio 1977

    A última vez que vi o José Van Duném (Zé) foi na noite de domingo, dia 22 de maio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema