Sobre o livro do escritor angolano Pepetela, a editora afirma que a narrativa decorre na Luanda contemporânea, e tem como protagonistas Heitor, Mariza e Lucrécio.
“Heitor é um escritor em início de carreira, o tímido. Marisa é a responsável por um programa de rádio de grande audiência, que a todos encanta e seduz, e o seu marido, Lucrécio, “uma mente brilhante aprisionada numa cadeira de rodas”, lê-se no comunicado de imprensa da editora, as Publicações D. Quixote.
“O tímido e as mulheres” sucede a “A Sul. O Sombreiro”, romance de Pepetela editado em 2011.
Pepetela é o nome de guerra de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, escritor que nasceu em Benguela, há 71 anos.
Em Setembro também, pelas Publicações D. Quixote, saem, no dia 17, dois volumes com todos os contos de António Tabucchi, autor falecido no ano passado, em Lisboa. “No âmbito do plano de publicações da obra de António Tabucchi, foi reunida, em dois volumes, a totalidade dos contos do autor. O primeiro junta dois dos seus títulos mais emblemáticos, ‘O Jogo do Reverso’ e ‘Pequenos Equívocos sem Importância”, disse à Lusa fonte da editora.
António Tabucchi, nascido em Vescchiano, próximo de Pisa, está traduzido em mais de 40 países e foi distinguido, entre outros, com os prémios Médicis para Literatura Estrangeira e Campiello. Ainda em Setembro, as Publicações D. Quixote projectam editar o novo livro de David Machado, “Índice Médio de Felicidade”. O autor de 35 anos venceu, em 2005, o Prémio Branquinho da Fonseca, atribuído pela Fundação Gulbenkian.
No próximo mês, a editora do Grupo LeYa vai editar uma antologia da poetisa Natália Correia, falecida em 1993, e a terceira edição de “Coimbra Nunca Vista”, de Manuel Alegre.
A antologia de Natália Correia, esclarece a editora, tem “como base a edição mais recente da ‘Poesia Completa de Natália Correia’, editada pela Dom Quixote, em 1999”.
Esta antologia de textos é organizada, selecionada e prefaciada pelo poeta Fernando Pinto do Amaral, e “destina-se sobretudo à divulgação do essencial da obra poética” da escritora.
A terceira edição de “Coimbra Nunca Vista” conta com um prefácio de Abílio Hernandez Cardoso que, sobre a obra literária, escreve: “mais que cidade, a Coimbra de Manuel Alegre é o poema que ganha corpo neste lado da memória. Onde tudo se regista: os lugares, o som de uma guitarra imprevisível, os corpos que se despem devagar, a luz indizível da manhã, e até o olho vigilante, sempre à coca, sempre pronto a proibir tudo, sobretudo o amor”. As Publicações D. Quixote anunciaram também a edição de “A Infância de Jesus”, do escritor sul-africano J.M. Coetzee, de 73 anos, distinguido em 2003 com o Prémio Nobel de Literatura.
O plano editorial de Setembro da editora D. Quixote integra ainda “Americanah”, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, “Culpa”, do alemão Ferdinand von Schirach, de 49 anos, “O Lobo das Estepes”, do também alemão Herman Hesse, naturalizado suíço e falecido em 1966, e “Mosquitos”, do norte-americano William Faulkner, que sai no dia 10 de Setembro. (jornaldeangola.com)
É SEMPRE IMPORTANTE LER UM BOM LIVRO E O DO PEPETELA AINDA MELHOR.