Domingo, Maio 28, 2023
22 C
Lisboa
More

    Empresa de transportes públicos com indicadores bastante positivos

    Foto: António Soares
    Foto: António Soares

    A inoperalidade de 39 autocarros não permitiu que a empresa de transportes públicos ETP  sedeada em Cabinda alcançasse as metas planeadas para o exercício económico do ano passado.

    A inoperalidade de 39 autocarros não permitiu que a empresa de transportes públicos ETP  sedeada em Cabinda alcançasse as metas planeadas para o exercício económico do ano passado

    A Empresa de Trans­portes Públicos (ETP) arrecadou no exercí­cio económico de 2012, em várias localidades da província de Cabinda, cerca de 64,9 milhões de kwanzas. Em entrevista ao JE, o coordenador da comissão da gestão da empresa ligada à transportação de passagei­ros e carga diversa, António Cus­tódio, disse que a inoperalidade de 39 autocarros, dos 60 que a firma possui, impossibilitou atingir a meta planeada para 2012.

    De acordo com António Cus­tódio, os actuais 21 autocarros que se encontram em pleno fun­cionamento não estão a possi­bilitar dar cobertura a toda a província de Cabinda na trans­portação de passageiros e das suas cargas.

    A fonte adiantou que para dar a solução à crise de supera­ção dos autocarros avariados, uma equipa da empresa Campo­teca, que fornece à ETP os auto­carros, de marca Leyland esteve recentemente em Cabinda com o objectivo de fazer o levanta­mento das necessidades dos meios avariados e porterior recuperação.

    Cobranças insuficientes

    O coordenador da comissão de gestão da ETP, António Cus­tódio, disse que a tarifa que a empresa transportadora pública pratica para transportação de passageiros e cargas diversas é insuficiente, o que não permite à firma que coordena arrecadar receitas suficientes para fazer sobreviver a instituição que tem pouca capacidade finan­ceira para importar o material de recuperação, melhoramento das infra-estruturas degradan­tes e a formação de quadros.

    O preço mais alto é de 500 kwan­zas e o mínimo é de 30 kwanzas. O aluguer custa 2.500 kzs/hora.

    António Custódio Foto: António Soares
    António Custódio
    Foto: António Soares

    “Para prestarmos melhor ser­viço, teremos que rever os preços que a empresa pratica, porque esta tarifa também cria dificul­dades. Toda a instituição sem liquidez é uma empresa falida e no caso concreto da ETP ela não consegue arrecadar recei­tas suficientes para sobrevi­ver”, disse.

    Segundo António Custodio, a empresa que dirige atravessa dificuldades extremas, desde as suas infra-estruturas que nunca beneficiaram de qual­quer intervenção de reabilita­ção bem como formação dos recursos humanos, que na sua visão “é condição fundamen­tal para o desenvolvimento de qualquer instituição”.

    Salários baixos

    Com dificuldades em adquirir fundos compatíveis para sus­tentabilidade da ETP, a empresa é forçada a pagar salários bai­xos aos seus trabalhadores. O chefe máximo de uma determi­nada área ganha 30 mil kwan­zas e o empregado de limpeza recebe 8 mil kwanzas.

    A empresa conta com 98 tra­balhadores, que transportam pas­sageiros e mercadorias em toda a extensão da província. Pra a manuntenção dos autocarros, a firma conta com oficinas nos municípios de Buco-Zau, Cacongo e Belize que cobrem as respecti­vas localidades e arredores.

    Projecto

    António Custódio adiantou que o Ministério dos Transportes pretende recuperar o sistema de transporte público nas pro­víncias onde o sector deixou de existir e a ETP de Cabinda será a instituição modelo para as pró­ximas empresas a serem criadas novamente noutras regiões.

    Apoio na transportação

    A par da empresa pública de transportes, ETP, a Giracab também tem contribuído para a transportação de passageiros e carga diversa, minimizando as carências que existem na região. A Giracab tem 90 auto­carros e um navio que faz a transportação de passageiros de Cabinda/Soyo/Cabinda.

    Dos 90 autocarros que a empresa privada de transportes tem, 34 funcionam em pleno e 56 têm ligeiras avarias que estão a ser superadas com o objectivo de garantir com tranquilidade a transportação de passagei­ros e cargas.

    O director da Giracab, João Paulo Yoba, disse que os auto­carros que a sua firma possui foram doados pelo governo pro­vincial com o objectivo de ape­trechar a província em meios de transportes públicos de forma a permitir que a actividade de transportação de pessoas e bens seja feita com satisfação.

    Referiu que os autocarros sob seu controlo fazem linhas intermunicipais e comunais, nomeadamente nas áreas de Cacongo, Massabi, Buco-Zau, Belize e Tando- Zinze. No muni­cípio sede, Cabinda, a cobertura é feita nas áreas de Cabassango, Chiweca e São Pedro.

    Segundo ele, o navio opera três vezes por semana, às segun­das, quartas e sextas-feiras, com uma capacidade para transpor­tar 400 passageiros com baga­gens. O custo de viajam para um adulto está no valor de 4.500,00 kwanzas, um adolescente paga 1.500,00 kwanzas.

    Maior intervenção

    Entrevisto pelo JE, o jovem José Casimiro, estudante do Insti­tuto Politécnico João Paulo, disse que tem sido um perigo após as aulas conseguir um transporte ou táxi para chegar até a casa, porque alguns taxis­tas que circulam a partir das 23 horas são delinquentes.

    O jovem José Casimiro acon­selha às empresas da ETP e do Giracab a colocarem autocar­ros no período nocturno para evitar assaltos por parte dos delinquentes.

    “O governo provincial deve encontrar uma solução para este problema que aflige a população em geral e a estudan­til em particular. As empresas de transportes públicos devem também circular no período da noite para garantir a segu­rança das pessoas”, disse. (Jornal de Economia & Finanças)

     

     

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola: 27 de Maio 1977

    A última vez que vi o José Van Duném (Zé) foi na noite de domingo, dia 22 de maio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema