Sexta-feira, Junho 9, 2023
18.3 C
Lisboa
More

    Ajuda humanitária chega à população

    (J.A)
    (J.A)
    As operações de manutenção de paz na República fictícia Unida de Lumhosa e a ajuda humanitária às populações, no âmbito dos Exercícios Aéreos Zambeze Azul comprovam o estado de prontidão das forças aéreas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para actuarem com eficácia em situações reais de calamidades, disse ontem no Cazombo, província do Moxico, o director dos exercícios, tenente-general Eugénio Bamby, no final de uma visita aos postos avançados de Lumbala Nguimbo e Cazombo.
    “Estes exercícios são treinos para as forças da SADC conseguirem, em situação de calamidade real, apoiar a população em qualquer parte do nosso país ou dos países membros da região.”
    A ajuda humanitária dos Exercícios Aéreos Zambeze Azul está dividida em três fases. A primeira, considerada de fase estratégica, envolveu o transporte dos produtos de Luanda para as cidades de Saurimo, na Lunda-Sul, e Luena, no Moxico. Na segunda, os aviões de todos os países participantes transportaram os produtos dessas duas capitais de província para os pontos mais avançados nas localidades de Cazombo, Lumbala Nguimbo e Luau.
    “A terceira fase e última envolve a entrega dos produtos à população, que é o objectivo do nosso exercício”, disse o tenente-general Eugénio Bamby, que se fez acompanhar dos representantes dos países com unidades aéreas ali destacadas.
    “Vamos fazer um incremento de mais produtos no sentido de assistir um maior número de pessoas”, frisou o director dos Exercícios Aéreos Zambeze Azul, reconhecendo ter havido um certo empecilho no respeitante ao abastecimento de combustível para os helicópteros que estão a transportar a ajuda humanitária em zonas de difícil acesso.
    “Pretendemos que os helicópteros façam duas saídas para as posições de Lumbala-Caquengue, Lovua e para mais duas posições para entregar a alimentação à população”, explicou, acrescentando ter constatado no Cazombo a colaboração das instituições ligadas à assistência e reinserção social, que têm trabalhado com a população no levantamento e na entrega dos produtos entregues.
    “Pretendemos atingir os nossos objectivos com a entrega de toda a ajuda humanitária planificada à população”, acentuou, acrescentando que os representantes dos países participantes ficaram sensibilizados pelo facto de o Zambeze Azul, ao contrário de outros exercícios, estar a ser realizado em tempo real.
    Os 800 efectivos envolvidos no Exercício “Zambeze Azul” iniciaram na segunda-feira uma gigantesca operação de ajuda humanitária a milhares de pessoas das províncias da Lunda-Sul e Moxico. (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    AN com foco na agenda da paz e da estabilidade

    A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou, esta quinta-feira, em Bruxelas (Bélgica), que o parlamento angolano está a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema