Intervindo no segundo dia de trabalhos do Fórum Nacional da Educação, a responsável fez saber que o país está próximo de satisfazer os objectivos do milénio no que a educação diz respeito.
Com um orçamento de 18.7 por cento do total orçamental do Ministério da Educação/ano, Zulmira Rodrigues afirmou estar no bom caminho, pois os dados mostram haver melhorias significativas no processo de alfabetização dos pais.
O fórum visa, entre outros, reforçar a mobilização dos diferentes actores públicos, sociais e privados na prossecução dos objectivos do quadro de acção de Dakar e dos objectivos do milénio para o desenvolvimento através da convergência de pensamentos e esforços.
Visa ainda redefinir e adequar as estratégias de intervenção socioeducativa em função dos desafios da iniciativa de aceleração dos objectivos de educação para todos, bem como promover conhecimentos, competências e qualificações susceptíveis de contribuir para respostas eficazes em relação aos domínios onde se registam baixos índices de desempenho educativo para a prossecução dos objectivos de Dakar.
Durante os três dias de trabalhos do fórum será apresentado o “plano nacional de educação para todos”.
As discussões decorrerão, segundo o programa, em quatro painéis, nomeadamente “expansão e garantia de educação”, “educação e formação contínua na vida activa”, “educação de qualidade” e a “eliminação das disparidades de género e as garantias de inclusão na educação”.
O fórum conta a participação de secretários de Estados, Vice-governadores provinciais, organismos das ONU, como a UNESCO e a UNICEF, igrejas e organizações não governamentais. (portalangop.co.ao)