Sábado, Junho 10, 2023
18.4 C
Lisboa
More

    Diplomacia angolana deve vincar sua marca no quadro das organizações internacionais

    docente universitário e especialista em relações internacionais, Valentino Manuel Calei (D.R)
    docente universitário e especialista em relações internacionais, Valentino Manuel Calei
    (D.R)
    O docente universitário e especialista em relações internacionais, Valentino Manuel Calei, defendeu hoje, terça-feira, que a diplomacia angolana deve fazer vincar sua marca no quadro das organizações internacionais para que o país possa ser encarado e reconhecido como um parceiro forte.

    Para Valentino Calei, que falava em entrevista à Angop a propósito da “Inserção de Angola no contexto internacional”, numa altura em que a economia do país está em alta e o os exemplos do processo de pacificação são elogiados por todos, “Angola deve começar por vender ainda mais a sua marca”.

    Esta marca, reforçou, deve ter em conta a sua política interna, a de um Estado democrático, pacifico e organizado cuja projecção parte das organizações regionais como a SADC.

    Frisou que este pressuposto deve ser materializado através da criação das bases, quer económica, política e social, para que por meio desta organização regional (SADC), Angola possa também projectar-se ainda mais e afigurar-se como um dos estados directório, isto é de liderança, da organização.

    A título de exemplo, disse que a SADC vem para catapultar os países da região austral do continente, nesta própria localização geografia, o que tem haver com a geopolítica de um determinado país.

    Dai que referiu que na actualidade as estratégias da diplomacia têm em conta posicionamento geopolítico, uma vantagem que Angola deve explorar e aproveitar.

    “Contrariamente ao que se verificava antigamente em que os países apenas eram analisados e vistos na vertente militar e económica, actualmente este aspectos possui igualmente grande relevância nas decisões que são tomadas”, argumentou.

    Por este motivo, defendeu que Angola e os angolanos têm de aproveitar as oportunidades do cenário mundial para vender a sua própria marca e as suas relações e alianças. (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Quatro crianças colombianas que sobreviveram a acidente de avião são resgatadas

    Quatro crianças indígenas foram resgatadas com vida nesta sexta-feira nas selvas do sudeste da Colômbia, 39 dias depois que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema