
O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, garantiu hoje que a próxima avaliação da ‘troika’ vai ocorrer em setembro, mas não adiantou uma data, acrescentando que o Governo está em “conversações”.
“Ainda estamos a decidir, mas será em setembro seguramente. Não posso confirmar, mas a senhora ministra das Finanças e o senhor vice primeiro-ministro, temos estado em conversações, mas será sem dúvida em setembro”, disse.
Nos últimos dias alguns jornais publicaram que os elementos da ‘troika’ poderão só chegar a Portugal a meio de setembro e a avaliação estar concluída apenas depois das autárquicas.
“Estar aqui a especular sobre um dia não seria possível, muito menos sobre a conclusão do relatório que é algo de que nunca falamos”, declarou.
O Governo pediu em julho à ‘troika’, um adiamento da 8.ª avaliação, que irá ocorrer juntamente com a 9.ª avaliação, para concluir o programa de ajustamento dentro do prazo previsto.
A realização dos 8.º e 9.º exames regulares, adiantava na altura o comunicado do Ministério das Finanças, estava prevista para o final de agosto/início de setembro.
A revisão, que deveria ter começado no dia 15 de julho, já ia iniciar-se mais tarde devido aos atrasos na conclusão da 7.ª avaliação que aconteceram, por sua vez, devido aos atrasos no plano de corte na despesa do Estado e ao ‘chumbo’ do Tribunal Constitucional a quatro normas do Orçamento do Estado para 2013.
(noticiasaominuto.com)