
Huambo – Vinte e cinco técnicos de enfermagem das áreas de consultas pré-natal, sala de parto e planeamento familiar das unidades sanitárias de seis municípios da província do Huambo estão a participar, desde hoje, num seminário de capacitação sobre o manuseamento da Prevenção da Transmissão Vertical do Vih/Sida.
A acção formativa está inserida no plano de implantação dos serviços integrados de Saúde Reprodutiva e Expansão do Programa de Transmissão Vertical da Direcção Provincial da Saúde aos centros e hospitais dos municípios do Huambo, capital provincial, Ecunha, Chicala-Cholohanga, Bailundo e Mungo.
Durante cinco dias, os técnicos de enfermagem avaliarão igualmente o estado inicial da gestante seropositiva, seguimentos da gestante seropositiva e acompanhamento da gestante durante o trabalho de parto, ciclo biológico do Vih/Sida e patologia de infecção pelo Vih/Sida.
Questões como o acompanhamento da criança exposta, a biossegurança, bem como ciclo biológico do Vih/Sida e manifestações clínicas como sinais e sintomas de doenças oportunistas serão também abordados no certame.
Na abertura do seminário de capacitação, a chefe do Departamento de Saúde Pública, Georgina Figueiredo, deu a conhecer que a formação tem por objectivo aumentar o acesso à atenção para as gestantes seropositivas, em cumprimento ao despacho 08/2011 do Conselho de Ministros.
Aos participantes, Georgina Figueiredo apelou no sentido de se empenharem na formação para o êxito das suas actividades. (portalangop.co.ao)