Segunda-feira, Junho 5, 2023
20.4 C
Lisboa
More

    Síria: ONU alvo de atiradores furtivos na área de ataque químico

    (D.R)
    (D.R)
    “O primeiro veículo da equipa da investigação sobre armas químicas foi atingido deliberadamente, várias vezes, por tiros de atiradores furtivos não identificados”, afirmou Martin Nesirky num comunicado. Não faz referência a qualquer ferido.
    Os inspetores das Nações Unidas encontravam-se já a caminho do local do alegado ataque com armas químicas, a 21 de agosto, depois de ter obtido autorização do regime. Uma autorização que os países ocidentais dizem ter chegado muito tarde, numa altura em que estudam uma eventual resposta militar na Síria.
    O Presidente sírio, Bashar al-Assad disse em entrevista ao jornal russo Izvestia que as acusações do ocidente de que usou armas químicas são um “insulto ao bom senso” e advertiu os EUA para um fracasso se atacarem o seu país.
    “Os comentários feitos por políticos nos países ocidentais e outros são um insulto ao bom senso (…) É um absurdo”, disse Assad na entrevista hoje publicada.
    Por outro lado o líder sírio garantiu que os Estados Unidos irão fracassar se atacarem a Síria, tal como, explicou, fracassaram em todas as guerras que travaram “desde o Vietname até aos nossos dias”.
    O chefe da diplomacia britânica, William Hague, afirmou que é “possível” responder ao uso de armas químicas na Síria sem consenso no Conselho de Segurança. A reação ocidental será decidida “nos próximos dias”, indicou o seu homólogo francês, Laurent Fabius, garantido que não foi tomada ainda qualquer decisão.
    A Turquia disse estar disponível para participar numa coligação internacional contra a Síria, mesmo que não haja consenso da ONU nesse sentido. “Se uma coligação for formada contra a Síria depois deste processo, a Turquia fará parte dela”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ahmet Davatoglu. (dn.pt)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Acordo da OPEP: A África humilhada

    Quando os representantes dos países africanos membros da OPEP - Angola, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema