
Luanda – O ministro do Interior, Ângelo de Barros Veiga Tavares, enalteceu hoje, em Luanda, o trabalho desenvolvido pela Polícia de Guarda Fronteira (PGF) na defesa e salvaguarda da estabilidade das fronteiras nacionais.
“Exaltamos com orgulho todos os feitos até agora alcançados, imbuídos da perspicácia, destreza, abnegação e profissionalismo que em muito contribuem para que a PGF se destaque na salvaguarda das conquistas do povo angolano”, lê-se numa mensagem de felicitações alusiva ao 35º aniversário deste órgão que Angop teve acesso.
Na mensagem, o ministro refere ainda que os estados têm de se adaptar a realidade e como tal garantir a segurança e a integridade territorial, dotando-se de meios humanos e técnicas eficazes, de modo a tornar os seus limites territoriais intocáveis.
Neste particular, disse que cabe a Polícia de Guarda Fronteira a responsabilidade de garantir a protecção das fronteiras de Angola, com os demais órgãos de defesa, segurança e ordem interna, que possuindo competências específicas, usufruem das prerrogativas institucionais para manter seguro todo o espaço territorial e concomitantemente os interesses socioeconómicos e políticos do país.
Adianta que a PGF, um importante órgão que faz parte da estrutura da Polícia Nacional, tem a sua principal actividade direccionada na defesa e salvaguarda da estabilidade das fronteiras nacionais.
“Trata-se de uma tarefa gigantesca, porquanto só com a sincronia de muitos desígnios tais como a elevação do nível académico dos efectivos, a constante superação técnico-profissional, entre outros, possibilitarão um conhecimento integrado alargado e inteligência no planeamento operacional para o aumento da segurança exigida”, refere o documento. (portalangop.co.ao)