Sexta-feira, Junho 9, 2023
18.3 C
Lisboa
More

    Desminados em dois anos 150 KM no troço Kuito Kuanavale/Mavinga

    Imagem de Arquivo  (D.R)
    Imagem de Arquivo
    (D.R)
    Cento e cinquenta quilómetros foram desminados de 2010/2012, no troço Kuito Kuanavale/Mavinga, província do Kuando Kubango, pela Brigada – F das Forças Armadas Angolanas (FAA), visando permitir a circulação de pessoas e bens, no quadro do processo de Construção e Reconstrução Nacional em curso no país.

    Os dados foram revelados hoje, segunda-feira, pelo chefe de repartição de engenharia do Comando da 5ª Região Militar das FAA, tenente – coronel Jorge António, tendo avançado que neste momento espera-se pela intervenção da empresa encarregue para a desmatação do referido troço, numa altura em que o processo de desminagem continua na faixa leste do Kuando Kubango.

    Segundo o tenente – coronel, as FAA possuem quatro brigadas mecânicas de desminagem neste processo, cada composta por sessenta e nove sapadores, e uma viatura com tecnologia de ponta para facilitar a tarefa nas zonas de difícil acesso, sobretudo no interior daquela região sudeste do país.

    Jorge António informou que neste processo a prioridade recai para as áreas que abarcam o projecto Okavango – Zambeze, sendo que as brigadas que foram direccionadas para a orla fronteiriça já estão, desde o mês de Julho do ano em curso, a desdobrar-se nas actividades de desminagem, uma tarefa que conta igualmente com o envolvido dos técnicos do Instituto Nacional de Desminagem, a par da ONG Britânica “The Hallo Trust”, de desminagem humanitária.

    Algumas brigadas já estão a funcionar próximo das pontes os rios Kuchi e Kuito Kuanavale e nas zonas dos municípios de Mavinga e Rivungo, bem como uma brigada foi instalada, no princípio do mês em curso, na comuna do Jamba Kueio, município de Menongue, vinda da província da Huíla, para o reforço do processo de desminagem.

    O tenente – coronel avançou que, na comuna do Jamba Kueio, a mais de 70 quilómetros da cidade de Menongue, esta brigada vai clarificar cerca de nove milhões, oitocentos e cinquenta mil membros quadrados, com a finalidade de viabilizar a circulação de pessoas e bens nos troços ainda minados, numa primeira fase, em função do projecto Okavango – Zambeze. (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    AN com foco na agenda da paz e da estabilidade

    A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou, esta quinta-feira, em Bruxelas (Bélgica), que o parlamento angolano está a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema