Segundo o administrador municipal adjunto, Quintino Vicente Pedro, a instalação da futura fábrica é uma iniciativa da Fazenda Chiwana, cuja montagem se encontra em fase avançada e pode entrar em funcionamento ainda este ano.
O administrador adjunto referiu que a montagem das áreas de preparação, transformação e apoio à produção e administração decorrem a bom ritmo.
Quintino Vicente Pedro explicou que o nível de produção atingido há seis anos pela fazenda justifica a instalação de uma fábrica de sumos de laranja e tangerina, além da fábrica de concentrado de tomate.
“A produção agrícola da região já regista um excedente que serve para a transformação de frutas e tomate. Outros empresários que quiserem também transformar a sua produção podem fazê-lo, basta que contactem a gestão da fábrica”, disse.
Para o administrador, Chongoroi vai ganhar uma unidade fabril de transformação, o que constitui um contributo para a economia, cuja entrada em funcionamento vai permitir reduzir a importação, valorizar a produção nacional e potenciar o empresariado.
O município do Chongoroi tem um elevado potencial na produção de tomate e de citrinos, o que é determinante no fabrico de sumos e polpa de tomate para abastecer o mercado.
A instalação da fábrica é também um contributo para o programa do governo de redução da pobreza, com particular destaque para o município.
Com a construção da unidade fabril, acrescentouo administrador, o município do Chongoroi vai avançar para a revitalização do sector industrial, paralisado desde o tempo colonial.
Localizada nas imediações do rio Hanja, comuna da Bolonguera, município do Chongoroi, a Fazenda Chiwana tem 600 hectares para a agricultura e a criação de gado, estando a apostar actualmente na produção de milho, massambala e massango.
O município do Chongoroi, antes considerado o celeiro da província de Benguela, é forte na produção agro-pecuária e conta actualmente com mais de 200 fazendas, das quais apenas dez em funcionamento. (jornaldeangola.com)