
ranking de novas empresas no estado.
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Dado é referente ao segundo trimestre de 2013.
Maioria é de lojas de artigos do vestuário e acessórios, diz Jucepa.
A Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa) formalizou 3.229 constituições de empresas no segundo trimestre deste ano, somando os processos concluídos tanto na sede como nas unidades da Jucepa no interior do estado. Considerando todos os processos formalizados na Jucepa, já são mais de 6.100 as empresas abertas nos primeiros seis meses de 2013. Na análise dos números do exercício atual em relação a 2012, quando 5.457 empresas foram constituídas, os resultados são positivos.
De acordo com dados da Diretoria de Registro Mercantil da Jucepa, entre as atividades mais constituídas neste período estão, em ordem de ocorrência: o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns; cabeleireiros; comércio varejista de bebidas; comércio varejista de artigos de armarinho; restaurantes e similares; comércio varejista de materiais de construção em geral; lanchonetes, casas de chá, sucos e similares; comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; comércio a varejo de peças e acessórios para motocicletas.
Ainda que a economia nacional esteja em retração, os números do Registro Mercantil apresentam-se como um parâmetro para indicar a tendência de parte importante da economia do estado, pois a criação de novas empresas e sua continuidade movimenta toda a cadeia de empregos formais e fomenta ainda o mercado informal, bem como a oferta de novos produtos ou serviços.
O tipo jurídico Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), implementado no ano de 2012, teve 557 constituições na Jucepa durante todo o primeiro semestre deste ano. E já demonstra um salto de quase 100% em relação ao exercício de 2012, indicando que a nova modalidade está sendo bem aceita pelo setor empresarial.
Microempreendedor individual
Outro segmento que também mantém o mercado aquecido é o Microempreendedor Individual, que registrou no trimestre, via Portal do Empreendedor, 6.428 formalizações. Em relação aos Microempreendedores Individuais (MEI), no primeiro trimestre foram registrados mais de 7 mil (sempre via portal do empreendedor), que somados às constituições registradas na Junta Comercial do Pará totalizam quase 10 mil novos empreendimentos no Pará nos primeiro trimestre de 2013. Ampliando esse mesmo cálculo para os primeiros seis meses do ano, chega-se a cerca de 20 mil novos empreendimentos no estado.
Os dados do Registro Mercantil apontam, ainda, o crescimento das modalidades Sociedade Anônima e Cooperativa, que pelas suas atividades econômicas (Transporte, Agricultura Familiar, Agronegócio e Extração Mineral) estão ligadas aos fomentos dos governo Federal e estaduais. Destacam-se também os Consórcios, que geralmente estão ligados à área da construção civil de grande porte, como as quatros constituídas neste período: ginásio esportivo, pavimentação de estradas, hospitais e melhorias em sistema de abastecimento de água. Até junho de 2013, o número total de empresas ativas registradas na Junta Comercial do Estado era de 260.197 empresas. (g1.globo.com)