
Treze soldados colombianos foram mortos este sábado durante um ataque de guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia contra uma patrulha militar junto à fronteira com a Venezuela.
O incidente acontece numa altura em que as negociações de paz entre as FARC e o governo colombiano estão suspensas desde sexta-feira e só deverão ser retomadas esta segunda-feira.
Em conferência de imprensa, o chefe da delegação governamental, Humberto de la Calle, afirmou que “deve ser o povo colombiano a decidir se um acordo conseguido em Havana deve ser aceite ou não. A nossa decisão de levar o acordo a referendo permite a um maior número de colombianos decidir sobre esta matéria.”
As FARC anunciaram uma pausa nas negociações depois de o Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ter anunciado que um eventual acordo devia ser referendado. Juan Manuel Santos, já em pré-campanha eleitoral pretende que a data do eventual referendo coincida com a das eleições que se realizam entre março e maio do próximo ano. (pt.euronews.com)