
Luena – A governadora da província da Lunda-Sul, Cândida Maria Guilherme Narciso, mostrou-se, sexta-feira, impressionada com o nível de crescimento e desenvolvimento socioeconómico da província do Moxico, em particular da cidade do Luena.
Para a governante, que falava à imprensa no final da visita de algumas obras sociais, disse que o desenvolvimento que o Moxico está a conhecer é fruto da paz alcançada em 2002.
Cândida Narciso afirmou estar satisfeita e impressionada com o “salto qualitativo que a província alcançou na construção e reconstrução de novas escolas, hospitais, centros e postos de saúde, habitação”, entre outros, “o que está melhorar a qualidade de vida das populações”.
Disse que o executivo da província do Moxico está a cumprir satisfatoriamente os 11 compromissos assumidos pelo governo angolano e sistemas das Nações Unidas (UNICEF), a favor da criança, com a construção de uma creche que terá capacidade de acolher mais de 200 crianças.
Enalteceu ainda a implantação da fazenda agro-pecuário de Sacassange, como uma resposta na vertente do programa de combate a fome e pobreza, cujo projecto enquadra-se na estratégia do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que visa diversificar a economia da região e garantir o auto-sustento das famílias camponesas.
A governante encontra-se na cidade do Luena, onde participa no curso sobre academia de liderança, promovido pelo Instituto de Formação e Administração Local (IFAL), com o objectivo de munir os governantes com ferramentas que auxiliem a gestão eficaz dos planos de desenvolvimento integrado dos territórios sob sua jurisdição, através da transferência de técnicas de liderança sobre (planeamento, comunicação, implementação, monitorização e avaliação).
Participam no seminário os governadores das províncias de Cabinda, Zaire, Uíge, Luanda, Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico (anfitriã), respectivamente, Aldina Matilde Barros da Lomba, José Joanes André, Paulo Pombolo, Bento Bento, Ernesto Muangala, Cândida Narciso e João Ernesto dos Santos “Liberdade”. (portalangop.co.ao)