O encontro realiza-se na sala de reuniões do comando provincial de Cabinda da policia nacional, tendo na sessão de abertura o comissário Eusébio Domingos e Costa sublinhado a importância do referido encontro tendo avançado que o mesmo visa efectuar uma análise sobre a segurança fronteiriça com destaque para uma abordagem profunda sobre o combate a imigração ilegal.
Crimes praticados ao longo da fronteira, patrulhamento de forças conjuntas no espírito das decisões dos encontros habituais da sub -comissão mista de defesa e segurança fronteiriça, constituem outros assuntos que serão abordados pelas duas delegações .
O general Raus Ngweshi, comandante provincial da policia do Baixo Congo, fez menção dos resultados e recomendações saídos do último encontro de Kinshasa realizado de 23 a 27 de Julho último no quadro da comissão mista de defesa e segurança fronteiriça.
Raus Ngweshi manifestou a disponibilidade de os órgãos operacionais do comando da policia nacional ao nível do Baixo-Congo (RDC) em colaborarem nas acções conjuntas que visam a defesa e segurança da fronteira, no combate aos crimes fronteiriços, no âmbito do patrulhamento de forças conjuntas, tráfego ilegal e imigração ilegal.
No entanto, o encontro de hoje, onde participam os membros dos conselhos consultivos do Minint e do comando provincial de Cabinda da Policia Nacional, vai ainda debruçar sobre a segurança e protecção da fronteira.
O segundo dia de trabalho está reservado a chegada de peritos dos órgãos operacionais do Ministério do Interior e comando da policia da RDC que se juntam aos da província de Cabinda, para a apresentação do programa de verificação dos marcos fronteiriços.
(portalangop.co.ao)