Quinta-feira, Junho 8, 2023
20.4 C
Lisboa
More

    Cimeira Tripartida: Discurso integral do Presidente da República

    (D.R)
    (D.R)

    Integra do discurso pronunciado pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na Cimeira Tripartida entre Angola, África do Sul e República Democrática do Congo Sua

    Excelência Jacob Zuma,
    Presidente da República da África do Sul,

    Sua Excelência Joseph Kabila,
    Presidente da República Democrática do Congo,

    Senhores membros das três delegações presidências,

    Ilustres convidados,

    Minhas senhoras e meus senhores,

    Saúdo a presença de vossas Excelências em Luanda, pela segunda vez no curto período de alguns meses, e desejo-vos as boas-vindas a Angola, esperando que durante a vossa estadia possam voltar a sentir o calor da amizade e a hospitalidade do nosso povo.

    Na nossa última Cimeira, realizada no passado mês de Março, criamos o Mecanismo Tripartido de Relação e Cooperação Conjugada entre os nossos três países, com vista a mantermos um diálogo e uma concertação permanente e a realizarmos esforços conjuntos para assegurar o desenvolvimento regional e de cada país em condições de Paz e Segurança.

    Esta Cimeira Tripartida tem como propósito procedermos à assinatura do referido Acordo, e aprofundarmos a discussão sobre a segurança.

    Preocupa-nos a evolução da situação de instabilidade política e militar prevalecente na nossa região, e que continua a afectar particularmente a República Democrática do Congo, a República Centro Africana e a Região dos Grandes Lagos.

    Essa instabilidade constante põe em causa não só a soberania e a integridade territorial destes países, mas afecta-nos a todos também, ameaçando a Paz e a Segurança em toda a Região, que são as bases indispensáveis para o desenvolvimento económico e social e para o processo de integração dos nossos países nos vários blocos sub-regionais, como o dos Grandes Lagos, a SADC e a CEEAC.

    A conclusão a que se chega, ao analisarmos as causas da instabilidade e das manifestações de insatisfação que ocorrem na nossa Região e noutras partes do mundo é que a garantia da Paz social é a construção de uma sociedade inclusiva e de bem-estar em que os governos permitem a liberdade de expressão, de criação e de acção nos marcos da Lei e promovem a democracia participativa e o diálogo regular com os parceiros sociais e as diversas associações representativas da sociedade civil para assegurar a participação dos cidadãos na resolução dos problemas nacionais.

    EXCELÊNCIAS,

    Neste nosso encontro vamos verificar o grau de implementação do Acordo Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação para a RDC e Região, e acordar as medidas pertinentes para ajudar a acelerar o fim do conflito nesse país.

    O grau de implementação significa os passos que foram dados para prepararmos todas as condições necessárias para a formalização dos nossos entendimentos.

    Depois desta abertura formal da nossa Cimeira, então faremos uma reunião a porta fechada, para estudar as medidas conducentes a implementação dos acordos que vamos assinar.

    EXCELÊNCIAS,

    Para além das grandes infra-estruturas, que cada um dos nossos países possui e que podem ser postas de forma construtiva e mutuamente vantajosa a disposição dos nossos países, vamos também explorar novas formas de cooperação nos vários domínios em que cada um de nós pode complementar os interesses e as necessidades do outro.

    Dessa forma se potencia e se dá corpo a nossa parceria estratégica e se consolidam as nossas já excelentes relações no domínio político, diplomático, económico, social e cultural.

    EXCELÊNCIAS,

    Eu agradeço por terem aceite o convite para nos voltarmos a reunir em Angola. É para nós uma honra termos entre nós e desejo que os nossos trabalhos decorram num clima de cordialidade e obtenham o êxito que todos esperam.

    Espero que se sintam bem entre nós. Sintam-se como se estivessem em vossa casa.

    Muito obrigado pela vossa atenção.

    (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente João Lourenço nomeia novo Ministro de Estado para a Coordenação Económica

    O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta quinta-feira, José de Lima Massano para o cargo de Ministro de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema