
Foto ANGOP
Luanda – O Governo reduziu para mais de metade o subsídio mensal atribuído à Unaca – Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agro – Pecuárias de Angola para apoio das actividades da direcção executiva da organização.
De acordo um documento da direcção executiva, sobre o estado actual da organização, no início de 2011, o Governo atribuiu à organização mais de 28 milhões e este valor foi reduzindo, estando actualmente em 15 milhões.
O documento que foi distribuído ontem (quarta-feira), na VI reunião com os presidentes das federações, salienta que os valores alocados à organização variam, sendo os mais baixos os recebidos em Maio de 2011 cifrados em Akz 14 milhões, setecentos e quarenta e um mil.
“Julgamos ser bastante preocupante a situação financeira da Unaca nestes últimos tempos, antevendo-se para 2014 situações idênticas ao ano em balanço”, afirma a direcção executiva.
Com dificuldades, adianta o documento, as federações passaram a usufruir somente dos salários e de algumas despesas esporádicas para atender questões pontuais, apoio a situações como morte e tratamento médico de alguns dirigentes da federação.
No domínio do funcionamento das Federações e Uniões de Cooperativas, os níveis de organização e de funcionamento interno são razoáveis em algumas províncias e lastimáveis em outras.
Quanto à produção agrícola, os níveis estiveram abaixo da média devido à estiagem que se verificou em todo o território nacional, com maior incidência nas zonas do litoral. (portalangop.co.ao)