Domingo, Maio 28, 2023
18.6 C
Lisboa
More

    Kuanza Norte: Técnicas modernas de pesca reduzem pescado na lagoa do Ngolome

    Dondo Foto DR
    Dondo
    Foto DR

    Ngolome – O soba da localidade do Ngolome, na comuna de Massangano, município de Kambambe ( Kuanza Norte), João Carvalho Sebastião, afirmou que as novas técnicas modernas de pesca contribuem para a redução do pescado na lagoa do Ngolome.

    Em declarações ontem (quarta-feira) à Angop, no quadro da abertura oficial das actividades pesqueiras na lagoa do Ngolome, decorrida no último fim de semana, a autoridade tradicional afirmou que o uso de lanchas motorizadas, a pesca com recurso a aparelhos sonoros e de técnicas arrastão contribuem para diminuir a quantidade e qualidade do peixe.
    João Carvalho disse que os pescadores da localidade têm estado a passar por muitas dificuldades devido à redução da quantidade do pescado, dificultando o retorno do investimento feito pelas cooperativas piscatórias.
    Segundo o soba, a juventude, ávida em obter lucros imediatos, utilizam redes com malhas inferiores a 37, 5 polegadas e técnicas de pesca como o sistema Muduco (movimento barulhento que espanta o cardume) e de arrastão que facilita a captura de grandes quantidades de peixe, incluindo miúdo, sobretudo na fase de desova.

    João de Carvalho indicou que este comportamento motivou o Kitome (a única autoridade suprema do recinto piscatório) a abster-se de realizar o ritual de tratamento da lagoa, durante onze anos, e desde então os pescadores enfrentaram muitas dificuldades.

    Solicitou que, com a abertura oficial das actividades pesqueiras na lagoa do Ngolome, seja reforçado o trabalho de fiscalização da lagoa, para impedir práticas prejudiciais e aumentar a quantidade de peixe, tal como no passado.
    “A lagoa do Ngolome já produziu peixe de qualidade, quer para o mercado da província, quer para outros pontos do país, mas actualmente enfrenta uma crise nunca antes vista, pela redução brusca da quantidade e qualidade do pescado”, disse.
    Aconselhou os pescadores a utilizarem redes com malhas superiores a 37,5 e a utilização de  técnicas de pesca mais adequadas como a armação e tarrafa para permitir a reprodução do cardume.
    A lagoa tem actualmente dez fiscais honorários que exercem a actividade de forma limitada por falta de meios de transporte, incluindo uma lancha de fiscalização, situação que facilita as acções de vandalismo nas águas continentais.
    Com 99 lagos piscatórios, a lagoa do Ngolome é a maior da província do Kuanza Norte, tendo ao seu redor cinco comunidades piscatórias, filiadas em cinco cooperativas, integradas por 185 pescadores. (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola: 27 de Maio 1977

    A última vez que vi o José Van Duném (Zé) foi na noite de domingo, dia 22 de maio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema