
Luanda – O Hospital Sanatório de Luanda realiza de 18 a 20 de Setembro próximo as IV Jornadas Científicas com o lema “Travar a tuberculose durante o nosso tempo de vida”, com o objectivo de dar visibilidade às experiências e aos trabalhos de pesquisa aí desenvolvidos e noutras instituições que actuam na área da saúde.
Em declarações à Angop, o director clínico do Hospital, João Shiwana, disse que os trabalhos e experiências a serem apresentados vão destacar a sua importância no processo de fortalecimentos de políticas dos cuidados de saúde, em particular no combate à tuberculose e ao VIH/Sida.
Acrescentou que as Jornadas serão antecedidas de um curso pré-jornadas com temas como “Drogaresistência na Tuberculose”, “Broncoscopia uma oportunidade diagnostica” e “Cuidados ao paciente com Tuberculose”.
Participarão perto de 200 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de diagnósticos, estudantes e outros interessados, num encontro que entre os vários temas analisará a estratégia nacional de controlo da tuberculose, actualização no tratamento do VIH/Sida em adultos e importância e inconveniência do tratamento ambulatório da segunda linha.
Entretanto, o médico disse que o número de doentes atendidos com Tuberculose no Hospital tende a aumentar anualmente, exemplificando que no primeiro semestre deste ano foram assistidos 2.669 contra 2.045 em 2012.
Para o especialista, dados indicam que pelo caminhar da situação, até ao final do ano o Hospital poderá atender seis mil pessoas com tuberculose contra os quatro mil 808 assistidos em 2012.
Sobre este aumento, disse que está na base da melhoria da qualidade dos serviços, a acessibilidade à instituição, sem descurar o aumento de casos de Tuberculose devido à propagação do VIH/Sida.
O director clínico frisou que, apesar deste número, todos os doentes que aí acorre é atendido condignamente e sai de lá satisfeito, por isso, a cada dia mais pessoas procuram os serviços do Hospital.
“Hoje, para além das obras de restauro em curso que já mudaram a imagem de algumas enfermarias, o Hospital conta com uma nova morgue com 12 gavetas, superando a anterior com apenas quatro, com a possibilidade de subir para 24 com o aproveitamento do anterior equipamento”, sublinhou.
O Hospital Sanatório de Luanda conta com 21 médicos, 195 enfermeiros e 71 técnicos de diagnóstico. (portalangop.co.ao)