
Sumbe – Um balcão do Banco Espírito Santo (BESA) foi inaugurado hoje, no município do Sumbe, província do Kwanza Sul, pelo governador provincial, Eusébio de Brito Teixeira.
O novo balcão do BESA vai dedicar-se à actividade de microfinanças, para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico da província.
Na ocasião, o governador provincial considerou um contributo ao desenvolvimento da província a abertura de mais uma dependência do BESA, porquanto a região está em franco crescimento e vários projectos aguardam por financiamento.
Referiu que o Kwanza Sul é uma região estratégica económica pelo seu potencial em termos de riquezas naturais, clima, terras férteis para exploração agro-pecuária, além de possuir um posicionamento geoestratégico que interliga as províncias de Benguela, Huambo, Malanje, Kwanza Norte e Luanda.
“O Banco Espírito Santo e outros bancos sedeados na província são parceiros do Estado angolano no apoio às políticas do Executivo, no quadro do financiamentos da economia e na expansão da rede das agências bancárias que permite aos cidadãos realizarem as suas poupanças e terem acesso ao crédito”, disse Eusébio de Brito Teixeira.
Para o administrador executivo do Banco Espírito Santo, Arlindo das Chagas, o objectivo principal da abertura desta agência é contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da província e ajudar os empresários a desenvolver os seus negócios e os trabalhadores que queiram bancarizar os seus salários.
Salientou que o banco está aberto a qualquer tipo de cliente, a trabalhar com individualidades, empresas.
O Besa conta com balcões nos município da Cela, Porto Amboim e Sumbe.
O BESA conta com 60 agências e até ao final do ano serão construídas mais 10 agências nas províncias do Namibe, Kuando Kubango, Moxico, Malanje, Lundas Norte e Sul. Conta com pelo menos 300 trabalhadores. (portalangop.co.ao)