(ANGOP)
O encontro foi orientado pelo titular da pasta das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, que na ocasião, explicou aos participantes que o plano da ENFQ envolve todos os sectores do Governo angolano, desde as áreas produtivas até as de informação.
“Achamos oportuno que os membros de corpo diplomático, no país, tivessem uma informação, em primeira mão, sobre a Estratégia Nacional de Formação de Quadros”, clarificou o ministro, em breves palavras, na abertura da sessão.
Coube a um representante da direcção do Ministério das Relações Exteriores prestar uma ampla informação aos embaixadores sobre o projecto da ENFQ, que teve início a 14 de Outubro de 2010 com a presença no terreno da equipa de consultores, e terminou em Fevereiro de 2012, com a entrega do relatório final que consubstancia o diagnóstico e o plano de deste programa.
Um dos objectivos de projecto visa apoiar o desenvolvimento quantitativo e qualitativo do potencial humano de Angola condição essencial para a sustentabilidade do desenvolvimento económico, social e institucional e inserção internacional da economia do país.
Visa igualmente assegurar a formação, qualificação de recursos humanos que correspondam com competitividade às necessidades de desenvolvimento do país, bem como promover o ajustamento quantitativo, entre as necessidades e a oferta formativa nacional.
O encontro contou com as presenças da ministra da Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira, o ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, e o director de Gabinete de Quadros do Presidente da República, Aldemiro Vaz da Conceição.
(portalangop.co.ao)