
Benguel – Um documentário intitulado “Lobito 100 anos depois”, da autoria do jornalista Ladislau Fortunato, será lançado no dia 25 deste mês, na cidade do Lobito, no âmbito das festas da cidade ferro-portuária.
De acordo com uma nota da produtora a que a Angop teve acesso hoje, quarta-feira, o documentário em formato DVD foi produzido pela editora Benguela TV Audiovisuais.
O documentário insere-se no projecto da produtora que visa a preservação e promoção da memória colectiva dos povos das regiões.
A produção documental, que conta com o apoio institucional da administração municipal do Lobito e a sua comissão de festas, tem testemunhos e depoimentos de personalidades públicas, homens das artes, operadores turísticos, docentes universitários, historiadores, entre outros.
Com aproximadamente 45 minutos, o documentário foi filmado e editado em alta definição, com parâmetros recomendáveis em produções do género, cujo conteúdo é reservado à abordagem generalista, desde a história, politica, enquadramento económico e social, cultura, turismo e desenvolvimento.
Ladislau Fortunato trabalha a cerca de 25 anos na Televisão Pública de Angola (TPA) e é formado em jornalismo, produção e realização pelo centro de formação da TPA e da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) e em áreas de especialização pelas escolas das televisões cubana (produção), brasileira e francesa (realização).
Actualmente é realizador do programa Ventos & Sopros da grelha nacional de programas, magazine por si criado há 14 anos. (portalangop.co.ao)