
Huambo- A maior difusão da educação sexual a nível das escolas foi defendida, hoje, quarta-feira, no Huambo, pelo vice-coordenador do Conselho Regional da Juventude Franciscana “JUFRA” de Luanda, Filipe Changueu, visando o combate da gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis.
Falando sobre o tema “A educação sexual”, durante uma palestra inserida no quadro de actividades do acampamento nacional da JUFRA, a decorrer nesta cidade desde segunda-feira, o responsável disse ser necessário que os professores, independentemente das especialidades académicas, transmitam temáticas relacionados com a sexualidade, uma problemática actual que afecta esta faixa da população.
No seu entender, a educação sexual é um meio que serve para esclarecer os aspectos sexuais, livres de preconceitos e tabus, uma vez que os africanos estão muitos ligados às tradições, factor que tem impedido os jovens de aprofundarem o tema.
Disse haver muitos jovens inocentes sobre o tema por falta de diálogo nas escolas e famílias, criando constrangimentos no seu desenvolvimento.
De acordo com Filipe Changueu, a escolha do tema para um encontro juvenil justifica-se pelos inúmeros erros que se têm cometido naquela camada da sociedade, proporcionando a troca de experiência entre os participantes.
“A preparação dos jovens para uma vida sexual segura e sadia é o principal objectivo da abordagem do assunto”, disse.
O acampamento que decorre sob o lema “evangelizados para evangelizar”, será marcado ainda, do seu terceiro dia, com uma actividade de campo, onde os participantes vão percorrer as principais artérias da cidade, com objectivo de proclamarem o evangelho e a reza do terço. (portalangop.co.ao)