Portal de Angola
Informação ao minuto

Presidente da República apoia entrada da Guiné na CPLP

(ANGOP)
Teodoro Obiang Nguema Mbasogo (D.R)
Teodoro Obiang Nguema Mbasogo
(D.R)

O Presidente da República da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, revelou hoje (terça-feira), em Luanda, que a adesão do seu país à Comunidade de Países de Língua Portuguesa, CPLP, foi garantida, pelo seu homologo angolano, José Eduardo dos Santos.

Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, que falava à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, no termo da visita de algumas horas que efectuou a Angola, tendo adiantado que entre outros temas, de interesse bilateral, regional e internacional, a adesão da Guiné Equatorial à CPLP foi, também, analisada no encontro que manteve com o estadista angolano.

“Abordamos o tema sobre a entrada da Guiné na CPLP, porque solicitamos a nossa adesão e na última reunião isso não foi possível; creio que estamos a sensibilizar neste momento os países membros, para que a Guiné possa, então, aderir a Comunidade”, revelou.

Abordado se havia recebido algum apoio expresso de Angola nesse sentido, o estadista equato-guineense confirma que “precisamente o Presidente dos Santos assegurou que a Guiné Equatorial vai entrar na próxima reunião”.

A X Cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP terá lugar em 2014, na República Democrática de Timor-Leste.

A CPLP é uma organização internacional, criada em 1996 por sete países lusófonos respectivamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, e em 2002, após a conquista da sua independência, Timor-leste passa a integrar a Comunidade.

(lportalangop.co.ao)

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »