
Foto DR
Ganga Júnior, director-geral da Sociedade Mineira de Catoca, anunciou que, em 2012, a empresa facturou cerca de 58 mil milhões de kwanzas e teve um lucro líquido na ordem dos 13 mil e 500 milhões de kwanzas. Os dados representam um decréscimo de 15 por cento em relação ao ano anterior.
De acordo com o responsável, a empresa estabeleceu um programa estratégico de desenvolvimento chamado Visão 2020, com o objectivo de passar dos 60 mil milhões de kwanzas de facturação anual, para cerca de 150 mil milhões.
Desta forma a Sociedade Mineira de Catoca pretende atingir, até 2020, o terceiro lugar no ranking das empresas exportadoras de diamantes. Ganga Júnior fez saber que, neste momento, vários estudos de viabilidade estão a ser desenvolvidos nas concessões do Gango, município da Quibala, província do Kwanza Sul, do Luaxi, província da Lunda Sul e do Luangue, na província da Lunda Norte.
“Não estamos limitados a estas três províncias, continuamos a trabalhar no sentido de procedermos ao levantamento de informações para definirmos as nossas prioridades de intervenção.
Neste momento o município de Mavinga, província do Kuando Kubango, também já é uma prioridade, tendo em conta o potencial geológico e mineiro que possui”, indicou. O gestor deu a conhecer que foram descobertas novas minas, como resultado do trabalho de investigação geológico que tem vindo a ser realizado. (Novo Jornal)