O barril de “light sweet crude” (WTI) com entrega em Junho teve alta de 1,62 dólares, atingindo 95,61 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex)
De acordo com os números divulgados na sexta-feira pelo Departamento do Trabalho, e contrariando as expectativas, a taxa oficial de desemprego retrocedeu 0,1 ponto percentual em Abril, estabelecendo-se em 7,5 por cento.
Trata-se do nível mais baixo desde Dezembro de 2008. A previsão dos analistas era, porém, que não ia haver alterações no indicador.
Devido à queda das importações de petróleo e bens de consumo, de acordo com dados do Governo publicados na quinta-feira, o défice da balança comercial norte-americana caiu 11 por cento em Março, em relação a Fevereiro.
O Departamento de Comércio informou que o défice encolheu 38,8 mil milhões de dólares, quando em Fevereiro se situava nos 43,6 mil milhões de dólares, de acordo com dados revistos.
As importações totalizaram 223,1 mil milhões dólares, em queda em relação aos 229,6 mil milhões de Fevereiro. As exportações também caíram, de 186 mil milhões de dólares no mês anterior, para 184,3 mil milhões. A balança comercial do país, assim como no resto do mundo, foi melhor do que muitos analistas esperavam. A estimativa média era de um défice de 43 mil milhões de dólares.
As importações de petróleo, que correspondem a quase dez por cento das importações para os Estados Unidos, caíram 8,4 por cento, a 21,6 milhões de dólares em Março.
Os bens de consumo, incluindo roupas e electrodomésticos, caíram 7,5 por cento, a 41,8 mil milhões dólares. A Reserva Federal dos Estados Unidos (banco central) vai continuar a política de estímulo à economia norte-americana com o intuito de manter o crescimento “moderado” da mesma.
A decisão foi anunciada na última quarta-feira, depois da reunião de dois dias da instituição liderada por Ben Bernanke.A Reserva Federal tem por missão garantir a estabilidade dos preços e o pleno emprego, o que corresponde a uma taxa de desemprego situada entre 5,2 e 6,0 por cento. (jornaldeangola.com)