
Huambo – Oitenta e quatro novos estabelecimentos comerciais foram licenciados nos primeiros três meses deste ano na província do Huambo, pela direcção local do comércio, cifra que representa uma diminuição de 49 empreendimentos do género em comparação aos que entraram em funcionamento em idêntico período do ano anterior.
O chefe do departamento provincial do comércio, Luís Américo, informou hoje, segunda-feira, em declarações à Angop que, entre as 84 novas superfícies comerciais constam cinco de comércio precário, 64 retalhistas e 15 vocacionadas à prestação de serviços.
Disse também que 70 destes novos estabelecimentos comerciais estão implantados no município (sede) do Huambo, 10 no da Caála, dois no Cachiungo e os restantes nos municípios do Mungo e Bailundo.
Quanto à diminuição, em comparação aos primeiros três meses de 2012, Luís Américo sublinhou que tal facto se deve ao rigor estabelecido pela direcção provincial do Comércio no concernente ao licenciamento de instituições mercantis.
“Entre as muitas exigências que estamos a fazer inclui-se as condições de edificação das infra-estruturas e que as mesmas não sejam construídas sobre redes técnicas. Exigimos ainda que nos sejam apresentados os documentos completos e depois disto fazemos deslocar os nossos técnicos para avaliarem as condições no local”, mencionou.
A entrada em funcionamento destes 84 estabelecimentos comerciais eleva para 3.184 o total de empreendimentos mercantis em actividade na província do Huambo. (portalangop.co.ao)