
Uma delegação oficial de Moçambique reuniu-se em Calcutá com alguns dos principais empresários da indústria indiana do chá a quem foi pedido apoio para relançar as plantações existentes em Moçambique, noticiou a imprensa indiana.
Na reunião, dirigida pelo presidente do “Tea Board” da Índia, M.G.V.K. Bhanu, o embaixador de Moçambique no país, José Maria Morais, disse ser convicção do governo moçambicano a ocorrência no país de potencial no que se refere ao chá.
“Existem 39 mil hectares de plantações de chá, 2400 dos quais nas mãos de empresas privadas”, disse o embaixador que acrescentou “Moçambique precisa de investimento e de conhecimento.”
O embaixador dirigiu um convite aos empresários da indústria indiana do chá presentes na reunião para que visitem Moçambique a fim de que possam ajuizar das possibilidades de investir no país.
Centrada no distrito do Gurué, na província da Zambézia, a indústria do chá já contou com 12 plantações, de que actualmente apenas cinco funcionam, tendo as restantes desaparecido na voragem dos 16 anos de guerra civil. (macauhub.com.mo)