
O extremo Le Bron James, dos campeões Miami Heat, foi hoje eleito o jogador mais valioso (MVP) da Liga norte-americana de basquetebol (NBA), conquistando o galardão pela quarta vez, a segunda consecutiva.
“King” James foi o melhor jogador da primeira fase em quatro das últimas cinco edições da NBA, tendo o seu reinado sido apenas interrompido em 2010/11 pelo base Derrick Rose (Chicago Bulls), que se lesionou com gravidade na última temporada e ainda não voltou a jogar.
A grande estrela dos Heat torna-se o segundo jogador a ganhar quatro vezes o troféu em cinco anos, imitando Bill Russell (1961, 62, 63, 65), que ainda conquistou mais um galardão. Além de James e Russel apenas mais três jogadores conquistaram quarto ou mais prémios MVP: Kareem Abdul-Jabbar (seis), Michael Jordan (cinco), e Wilt Chamberlain (quatro).
Na votação, feita por especialistas e adeptos, LeBron James conseguiu 1.207 pontos, seguido por Kevin Durant (765), dos Oklahoma City Thunder, e Carmelo Anthony (475), dos New York Knicks.
Depois de ter ajudado os Miami Heat a ganhar o campeonato na última época — foi também o MVP da final -, LeBron James ajudou este ano a equipa da Florida a ser a melhor equipa da fase regular, com um recorde do conjunto (66 vitórias e 16 derrotas).
Durante a fase regular, LeBron liderou os Heat em pontos marcados (26,8 por jogo), ressaltos (8,0 — recorde pessoal) e assistências (7,3), além de ter batido as melhores marcas pessoais de percentagem de lançamentos de campo (56,5 por cento) e de triplos (40,6).
O extremo tornou-se igualmente no primeiro jogador a conseguir marcar mais de 30 pontos e ter médias de lançamentos superior a 60 por cento em seis encontros consecutivos.
NFO // NFO
(noticiasaominuto.com/Lusa)