
Saurimo – A Direcção Provincial da Saúde na Lunda Sul realiza em Saurimo o segundo conselho consultivo alargado provincial, para debater novas modalidades de actuação para optimizar a prestação de cuidados de saúde e avançar propostas e soluções para os principais desafios do sector na província.
O conselho que decorre até terça-feira está a ser orientado pelo director provincial da Saúde, Costa Maria Samuquinda, estando a decorrer sob o lema “melhor atendimento mais saúde”.
Constitui uma oportunidade para harmonizar todas as grandes linhas traçadas pelo executivo, no âmbito do Programa Nacional de Desenvolvimento Sanitário 2012-2025.
Representa também uma oportunidade para dinamizar o diálogo e o intercâmbio entre gestores e quadros da saúde a nível da provincial, bem como convidar responsáveis do executivo, de outras instituições e parceiros a partilharem a sua experiência, para o reforço do sistema nacional de saúde.
No seu discurso de abertura, Costa Maria Samuquinda referiu que o plano nacional de desenvolvimento sanitário 2012-2025 (PNDS) é um instrumento estratégico operacional destinado à materialização das orientações fixadas na estratégia de desenvolvimento a curto, médio e ao longo prazo.
Segundo o responsável, o conselho vai ainda proporcionar o encontro dos profissionais de saúde de todos os municípios, o que ajudará na inventariação de resultados na discussão do muito que há por fazer para melhorar o sector sanitário na região.
Fez saber que aquela instituição tem trabalhado para alcançar os objectivos preconizados, com o aumento do acesso aos serviços de saúde, plano de formação, capacitação e refrescamento dos quadros locais do sector, no sentido de corresponderem à demanda, devido ao aumento do fluxo migratório na região.
Destacou a implementação de políticas públicas e do aumento de verbas atribuídas à saúde, em 2013, fundamentalmente para os níveis provinciais e municipais, como dos grandes ganhos que o sector teve junto do executivo angolano.
Garantiu que a Direcção Provincial da Saúde, através do seu conselho consultivo, vai continuar a prestar o necessário apoio metodológico e técnico-profissional às autoridades sanitárias municipais e comunais, no sentido de fortalecer as suas competências na prestação de serviços com destaque à área de medicina preventiva.
“A saúde é um factor incontornável do desenvolvimento do país em geral e da província em particular, na justiça social, promovendo o acesso universal aos cuidados primários, assegurar a equidade na atenção, melhorando os mecanismos de gestão, oferecer serviços de qualidade, garantindo o bem-estar das populações nos municípios, comunas, aldeias e do país em geral” frisou.
Exortou aos profissionais de saúde e parceiros a continuarem a trabalhar com competência, profissionalismo, espírito de equipa e com magna responsabilidade num espírito de inter-ajuda, cumprindo as orientações estratégicas do executivo.
Durante o segundo encontro, serão analisados assuntos como diagnóstico da Rede Sanitária, cadeia logística de medicamento, humanização no atendimento dos serviços de saúde, inspecção sanitária, VIH/SIDA, Tuberculose, Malária, doenças negligenciadas, imunização, biossegurança, formação inicial e gestão de redes hospitalares.
Testemunharam o acto os vice-governadores provinciais Wilson Daniel Esperança para o sector económico e João Baptista Manasa para esfera política e social, autoridades sanitárias, entidades tradicionais, entre outras entidades. (portalangop.co.ao)