Foto: Angop
Foram signatários do acordo a secretária de Estado da Cooperação do Ministério das Relações Exteriores , Ângela Bragança, e a sub-secretária de Estado do Ministério dos Negócios Extrangeiros da Polónia, Beata Stelmach, que realiza desde hoje uma visita oficial de três dias a Angola.
Segundo Ângela Bragança, o memorando de entendimento para consultas políticas vai criar um mecanismo de diálogo dinâmico e permanente entre os dois países, adiantando que os acordos permitirão ainda envolver empresas, institutos e vários departamentos ministeriais.
“Realizamos a última comissão mista em 1985, portanto podemos ver que há um longo período de afroxamento, embora haja projectos em curso mas precisamos de relançar o diálogo ao alto nível, por isso assinamos hoje este memorando de entendimento (…)”, frisou.
De acordo com a secretária de Estado da Cooperação, as partes decidiram, com efeito, criar um grupo técnico que vai proceder à inventariação dos acordos existentes, avaliar o seu estado e a sua implementação, “porque muitos deles foram aprovados numa realidade política diferente que cessou com a queda do muro de Berlim”.
Disse ser necessário adequar a cooperação bilateral, formalizando-a dentro da nova realidade sobretudo com grande impacto para o lado empresarial.
Por outro lado, a sub-secretária de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia, Beta Stelmach, elogiou o crescimento económico que Angola regista após o alcance da paz.
“Os olhos do mundo inteiro estão virados para Angola e todos estão torcendo para que o processo de democratização e reconstrução deste país se consolide cada vez mais”, fez notar a governante polaca.
Adiantou que a economia de mercado e os países democráticos criam muitas possibilidades de cooperação conjunta.
Durante a sua estada em Angola, a sub-secretária de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Polónia vai manter encontros com os ministros da Economia, Abraão Gourgel, da Construção, Fernando Fonseca e dos Petróleos, José Maria Botelho de Vasconcelos.
A governante polaca tem ainda agendados no seu programa de visita encontros com empresas angolanas do sector da Geologia e Minas, das Pescas, da Energia e Águas, da Agricultura, bem como a participação no Fórum Económico e Comercial Angola-Polónia, a realizar-se terça-feira numa das unidades hoteleiras da capital do país.
As relações político-diplomátias e de cooperação entre os dois países tiveram início em 1976, na sequência da assinatura do Acordo Geral de Cooperação Económica, Técnico-científica e Cultural e reforçadas com a Declaração sobre o fortalecimento da Amizade e Cooperação rubricada a 24 de Abril de 1977.
(portalangop.co.ao)