
O ataque aéreo realizado perto do aeroporto de Damasco na madrugada de sexta-feira terá sido realizado pelas forças de Israel, admitiu um responsável israelita à agência noticiosa francesa AFP.
“O ataque foi realizado perto do aeroporto, e tinha como alvo mísseis iranianos que deviam ser entregues ao Hezbollah, disse o responsável, sob anonimato uma vez que o Governo israelita tem mantido o silêncio apesar da crescente especulação sobre o tema.
Apesar de Israel não falar, o Presidente norte-americano Barack Obama disse este sábado que Israel tem motivos para se proteger contra carregamentos de armas destinados a organizações terroristas como o Hezbollah, grupo baseado no vizinho Líbano, nunca admitindo no entanto que este ataque poderá ter sido realizado pelas forças israelitas.
“O que disse no passado, e no que continuo a acreditar, é que os israelitas justificadamente se podem proteger contra a transferência de armamento avançado a organizações terroristas como o Hezbollah”, afirmou o chefe de Estado norte-americano à televisão Telemundo durante uma viagem ao México e América Central .
As informações veiculadas pela imprensa que dão como provável que Israel tenha realizado, na noite de quinta para sexta-feira, um ataque aéreo na Síria, numa altura em que aviões de guerra israelitas sobrevoaram o Líbano.
Segundo essas informações, o ataque israelita terá tido como alvo um carregamento de armas dirigido ao grupo militante Hezbollah, baseado no Líbano, país vizinho de Israel, e cujos combatentes têm lutado ao lado das tropas do regime sírio contra os rebeldes que tentam derrubar o presidente Bashar al-Assad.
Cabe ao Estado de Israel “confirmar ou negar qualquer ataque que possa ter levado a cabo”, acrescentou o Presidente dos Estados Unidos, citado pela agência francesa AFP. (noticiasaominuto.com)