
De acordo com o director provincial da Cultura, Jerónimo Bumba, a sua instituição está a fazer tudo no sentido de se resgatar a cultura e a identidade dos tchokwé, com a realização de campanhas de sensibilização junto das comunidades, para elevar os conhecimentos culturais da região, em parceria com a direcção do Museu do Dundo.
Jerónimo Bumba destacou ainda a importância de todas as forças trabalharem para a sua recuperação, com vista a dar maior destaque aos valores tradicionais, morais e culturais, assim como incentivar os bons hábitos nas comunidades.
A solução da recuperação destes valores, passa, necessariamente, pela valorização da família angolana e por uma maior educação familiar, salientou. “A perda de valores é uma situação que preocupa não só a direcção da Cultura, mas também o próprio Executivo e, para tal, é importante que haja mais políticas e o apoio de todos”, realçou.
Adiantou, ainda, que está a ser feita, em parceria com a direcção do Museu do Dundo, uma investigação sobre os hábitos e costumesdos Lunda tchokwé. (jornaldeangola.com)
fico triste muitos destes trages nao tem a ver a 100% com a nossa cultura de angola
nem os lencos colocados o pior os nossos kissange desaparecerao ?
as enchentes e mau tempo em angola ofendemos santana e kalunga que fazer ?
recapitar pensar no que se faz e fala – nossa cultura nao e somente huila