Quinta-feira, Março 23, 2023
16 C
Lisboa
More

    Manica: Banco alemão financia reabilitação de barragens

    (RM)
    (RM)

    O Banco alemão de Investimentos (KfW) vai desembolsar 18 milhões de euros (cerca de 23.6 milhões de dólares) para financiar a reabilitação das centrais hidroeléctricas de Chicamba e Mavuzi, num projecto moçambicano orçado em cerca de 120 milhões de dólares e que já conta com outros financiamentos assegurados.

    O jornal “Notícias” de hoje escreve que o acordo visando formalizar esse financiamento foi assinado esta semana pelo KfW e a empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM).

    Falando na ocasião, o presidente do Conselho de Administração da EDM, Augusto de Sousa, reconheceu que, dada a sua antiguidade – construídas nas décadas de 1950 e 1960 – estas centrais hidroeléctricas têm estado a operar muito aquém das suas capacidades.

    “A sua reabilitação implicará o aumento da sua capacidade de produção para dar resposta à demanda e, de uma forma geral, ao crescimento do país”, disse a fonte, sublinhando que estas obras vão permitir a melhoria da qualidade e quantidade de energia particularmente na região centro .

    Leia aqui: Moçambique dispõe de potencial para produzir 18 mil Mw de energia eléctrica

    O valor a ser desembolsado pelo KfW juntar-se-á aos 300 milhões de coroas suecas (cerca de 46.1 milhões de dólares) , da Suécia, e aos 50 milhões de euros concedidos pela Agência Francesa de Desenvolvimento também destinados a financiar o projecto de reabilitação destas duas centrais.

    Augusto de Sousa disse que o passo a seguir a assinatura deste acordo é o arranque das obras de reabilitação das Centrais de Mavuzi e Chicamba, com duração de cerca de dois anos e meio. As obras irão modernizar as centrais hidroeléctricas e aumentar a sua capacidade de produção.

    Por seu turno, o gestor sénior de Projectos do KfW, Florian Ziegler, disse que este financiamento enquadra-se numa parceria já existente entre Alemanha e Moçambique, no sector de energia e que data há 30 anos.

    “O crescimento económico de Moçambique está cada vez mais acelerado e consideramos que este projecto é bastante importante para o país, dado que vai ajudar a suprir as necessidades de energia eléctrica”, disse Florian Ziegler.

    Refira-se que durante a sua visita a Moçambique, esta semana, o Ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Guido Westewelle, reiterou a vontade do reforço da cooperação para o desenvolvimento entre os dois países, ampliando particularmente as suas relações económicas.

    Na ocasião, o diplomata alemão definiu quatro áreas como propostas para o reforço da cooperação, incluindo apoio a pequenas e médias empresas, formação de jovens, transferência de tecnologias e desenvolvimento económico sustentável (rm.co.mz/AIM)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ocidente não vacilou em usar todos os meios contra a Rússia, tentou bloquear sua economia

    O Ocidente não desdenhou quaisquer meios contra a Rússia: explodiram os gasodutos Nord Stream, bloquearam as contas bancárias, desconectaram...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema