
(REUTERS/Olivier Douliery/Pool)
A atual primeira-dama da França, Valérie Trierweiler, custa três vezes menos para o Estado francês do que a sua antecessora, a cantora Carla Bruni, casada com o ex-presidente Nicolas Sarkozy. Os valores gastos com funcionários para atender a esposa do atual presidente, François Hollande, foram divulgados hoje a pedido de um deputado conservador.
Em março, o deputado da oposição Guillaume Larrivé enviou uma carta para o primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault, pedindo o detalhamento “dos custos, par as finanças do Estado, dos colaboradores à disposição da senhora Valérie Trierweiler”. O parlamentar pedia que fossem incluídos os gastos para a manutenção da página da primeira-dama no site do palácio do Eliseu, a sede da presidência.
Em sua resposta, o gabinete do primeiro-ministro afirma que “cinco colaboradores” trabalham para a esposa de Hollande, sendo dois agentes contratados e três funcionários da presidência da República. De acordo com o premiê, “o total de remunerações das cinco pessoas é de 19.742 euros”. Ler mais (rfi.fr)