
Pelo menos 20 pessoas morreram na sexta-feira em violentos confrontos que opuseram cristãos e muçulmanos no estado de Taraba, centro da Nigéria, indicou este sábado um elemento das equipas locais de emergência médica.
“Encontrámos até agora 20 corpos” na localidade de Wukari, a cerca de 200 quilómetros de Jalingo, capital do estado de Taraba, indicou a mesma fonte, em declarações à agência noticiosa francesa AFP, acrescentando que foi imposto um recolher obrigatório na zona.
“Continuamos a percorrer a cidade à procura de corpos”, referiu.
Os confrontos começaram quando o cortejo fúnebre de um chefe tradicional da etnia Jukun, maioritariamente cristã, passou por um bairro muçulmano daquela cidade.
As pessoas que integravam o cortejo começaram a gritar palavras de ordem e alguns muçulmanos consideraram a atitude como provocatória, relataram algumas testemunhas locais.
O clima de tensão entre as duas comunidades de Wukari, uma cidade maioritariamente cristã, intensificou-se desde meados de Fevereiro.
Um dos incidentes mais violentos ocorreu durante a disputa de um campo de futebol que as equipas das duas comunidades queriam utilizar. Os confrontos fizeram vários mortos. (noticiasaominuto.com)