O atentado levado a cabo pelos irmãos Tsarnaev durante a maratona de Boston estava inicialmente pensado para acontecer no dia 4 de Julho, data em que os EUA comemoram o Dia da Independência. A festa costuma juntar em Boston pelo menos meio milhão de pessoas.
A informação está a ser avançada por órgãos de comunicação norte-americanos, incluindo o The New York Times, que explicam que os dois suspeitos terão terminado a preparação das bombas mais cedo do que o previsto. Por isso, decidiram antecipar a data do ataque e fazê-lo coincidir com outro dos eventos emblemáticos de Boston, a maratona anual. Ler mais
(publico.pt)
De acordo com o The New York Times, que cita fontes próximas da investigação, Dzhokhar Tsarnaev, 19 anos, que sobreviveu à perseguição policial e que está detido, disse aos investigadores do FBI que ambos planeavam o ataque para 4 de Julho e não excluíam a hipótese de se fazerem explodir também.
Dzhokhar explicou que o irmão, Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos – morto durante a perseguição policial –, optou por outro tipo de explosivos mais artesanais. Este material, além de ter sido feito mais depressa, podia ser accionado à distância. As duas panelas de pressão com explosivos fizeram três mortos e mais de 280 feridos, muitos dos quais continuam hospitalizados e em estado considerado grave.