Quarta-feira, Março 29, 2023
14.2 C
Lisboa
More

    Renamo exige medidadores internacionais para negociar com governo

    Imagem de Arquivo
    Imagem de Arquivo
    A ronda negocial de hoje entre o Governo de Moçambique e a Renamo foi inconclusiva, com o maior partido da oposição moçambicana a exigir a presença de facilitadores internacionais, nomeadamente os da União Europeia, para mediarem o conflito.

    Após sete cinco horas de conversações, as partes não alcançaram nenhum consenso em torno dos três pontos prévios apresentados pela Renamo para a discussão, que deverá ser retomada em data incerta.

    O governo moçambicano e a Renamo desmentiram, no entanto, as informações segundo as quais o partido liderado por Afonso Dhlakama tinha solicitado recursos financeiros no rol das reivindicações.

    O chefe da delegação da Renamo, Saimone Macuiane, disse aos jornalistas que, na carta entregue hoje ao Governo, a maior força política da oposição do país exigiu a presença de observadores nacionais, ou da União Europeia, União Africana, ou da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, para facilitarem o diálogo.

    A Renamo impôs também como primeira condição, antes da apresentação de uma agenda às conversações, a libertação “urgente e incondicional” de seus ex-guerrilheiros detidos em Muxungué, Gôndola e Nampula.

    A retirada da Força de Intervenção Rápida, polícia antimotim, e de militares das Forças Armadas “que estão a cercar” a região de Gorongosa, onde reside Afonso Dhlakama, líder do partido, foram igualmente as reclamações apresentadas pela Renamo, segundo Saimone Macuiane.

    Em declarações aos jornalistas, em conferência de imprensa separada, o chefe da delegação governamental, José Pacheco, disse que o executivo de Maputo “tomou nota” das preocupações, mas condicionou o retorno à mesa das negociações a uma explicação detalhada da contraparte, a Renamo, sobre os termos de referência da presença dos referidos facilitadores.

    Segundo José Pacheco, que é igualmente ministro da Agricultura de Moçambique, a posição definitiva do governo às exigências “dependerá daquilo que a Renamo apresentar até sexta-feira”.

    (lusa.pt)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ataque ao Centro Ismaili em Lisboa deixa dois mortos e vários feridos

    Um ataque com faca num centro cultural muçulmano em Lisboa, Portugal, nesta terça-feira, 28, deixou duas pessoas mortas e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema