Quarta-feira, Março 29, 2023
14.2 C
Lisboa
More

    Ministro do Planeamento constata condições para o arranque do Censo Piloto

    Job Graça D.R
    Job Graça
    D.R
    O ministro do Planeamento e do Desenvolvimento Territorial, Job Graça, desloca-se segunda-feira próxima (06) à cidade de Ondjiva, província do Cunene, para constatar o estado de preparação das condições para a realização do Censo Piloto, a ter lugar no próximo dia 16.

    O Cunene, a par do Kuando Kubango, Uíge, Namibe, Kwanza Norte, Huambo e Luanda, são as províncias que vão albergar o Censo Piloto, um ensaio que antecede o Recenseamento Geral da População e Habitação, marcado para Maio do próximo ano.

    Job Graça vai chefiar uma delegação integrada pelo director-geral do Instituto Nacional de Estatística e Coordenador do Gabinete Central do Censo, Camilo Ceita, e outros funcionários seniores do seu pelouro.

    Durante a sua estadia de algumas horas, a delegação ministerial vai encontrar-se com o governador provincial, António Didalelwa, e visitará as instalações dos Serviços Provinciais de Estatística (SPINE).

    A agenda de trabalho, chegada nesta quinta-feira à Angop, reserva visitas ao terreno para a construção das futuras instalações da representação local do INE, e à comuna de Namacunde, uma das localidades escolhidas para servir de teste ao Recenseamento Geral da População.

    Antes de se deslocar, com o mesmo propósito, à província do Kuando Kubango, Job Graça e sua comitiva vai reunir-se com os grupos técnicos, com os quais vai abordar, em pormenor, todos os aspectos inerentes aos preparativos para o arranque, as zero horas do dia 16, do Censo Piloto.

    O Censo Piloto é a primeira etapa do processo, que se realiza um ano antes do RGPH-2014, sigla Recenseamento Geral da População e Habitação. O objectivo é testar toda a estrutura organizativa proposta para o RGPH-2014, nomeadamente acções metodológico-administrativas, operativas, logísticas, formação,
    questionários e recrutamento.

    Em 2014, no mês de Maio, acontece no país o recenseamento geral da população e habitação, o primeiro em 40 anos. A operação de recolha, compilação, avaliação, análise e publicação de dados demográficos socioeconómicos para um retrato completo da situação do país. O Censo vai permitir avaliar as condições e necessidades do país por parte do Executivo angolano.

    O censo 2014 compreende a realização de dois recenseamentos em simultâneo, população e habitação, permitindo, de forma inegável, a obtenção de informação estatística viável e actualizada, necessária ao acompanhamento e avaliação dos programas do Executivo, bem como a produção de indicadores que permitem avaliar os progressos realizados no âmbito dos objectivos de desenvolvimento do Milénio
    (ODM).

    (portalangop.co.ao)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ataque ao Centro Ismaili em Lisboa deixa dois mortos e vários feridos

    Um ataque com faca num centro cultural muçulmano em Lisboa, Portugal, nesta terça-feira, 28, deixou duas pessoas mortas e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema