
O Rio Negro deve atingir a cota de alerta de 29m nas próximas semanas em Manaus, incluindo o processo de subida das águas na classificação de grande cheia. Entretanto, a previsão do segundo alerta de cheia do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) ainda descarta enchente histórica superior a registrada no ano passado.
No dia 1º de abril, o CPRM divulgou o primeiro alerta de Cheia de Manaus. Na ocasião, o órgão previa cota mínima de 28,75 cm e máxima de 29,45 cm. Já nesta quinta-feira (2), o segundo alerta de cheias apontou uma variação da estimativa de apenas um centímetro nas contas mínima e máxima, ou seja, 28,76 cm e 29,46 cm, respectivamente.
O superintendente do CPRM, Marco Antônio Oliveira, explicou que o segundo alerta confirma a previsão do primeiro em relação à expectativa de oscilação do Rio Negro na capital. O rio estava subindo entre dois e três centímetros por dia. Entretanto, o nível das águas passou a elevar cinco centímetros diariamente nos últimos dias, conforme consta no sistema de medição do Porto de Manaus. Ler mais (g1.globo.com)