
Doença é transmitida por mosquito e pode demorar até 21 dias a manifestar-se. Febre é o sintoma mais comum mas há medicamentos a evitar.
A Direcção-Geral da Saúde alerta os portugueses que tenham uma viagem planeada para Angola ou que tenham vindo do país há pouco tempo que estão a ser detectados casos de febre de dengue em pessoas que estiveram recentemente naquela zona.
Num comunicado, o director-geral da Saúde lembra também que “a febre de dengue encontra-se, igualmente, difundida na maioria das regiões tropicais e subtropicais do Globo” e que a doença é transmitida pela picada dos mosquitos infectados com o vírus, não podendo ser passada de pessoa para pessoa.
Esta doença propaga-se através de vários mosquitos do género Aedese e provoca sintomas semelhantes a doenças como constipações e gripes, podendo tornar-se hemorrágica e mortal. Assim, Francisco George recomenda às pessoas que durante a estadia ou até 21 dias depois de regressarem de Angola ou de outras zonas onde exista a doença que fiquem atentos às “queixas sugestivas de dengue, nomeadamente febre de início súbito com dores de cabeça, dores musculares, dores articulares, ou ainda, mais raramente, manchas no corpo ou hemorragias”. Ler mais (publico.pt)