
Quem deixou para entregar a declaração na última hora e não está com todos os documentos em mãos, a solução é acertar as contas hoje, no último dia, evitar a multa e fazer as retificações necessárias posteriormente.
No último dia para a entrega da declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal espera receber cerca de 90 mil declarações apenas no Ceará – cerca de 15% do total. Até ontem quase 500 mil contribuintes já haviam prestado contas com o Fisco no Estado. O prazo termina hoje às 23h59m59s. Mas, para quem não conseguir todas as informações a tempo, a recomendação é que entregue a documentação mesmo que esteja incompleta e depois fazer a retificação, evitando a multa.
A multa para quem não entrega a declaração no prazo varia de R$ 165,74, com acréscimo de 1% ao mês sobre o valor do imposto devido, até o máximo de 20% do IR devido. E deverá ser paga em até 45 dias. Caso contrário, o contribuinte sofrerá ainda a incidência de juros de mora. Para quem tem imposto a restituir, terá a multa abatida da restituição. Ler mais
(opovo.com.br)