
Os San Antonio Spurs confirmaram no domingo a eliminação dos Los Angeles Lakers, que pela primeira vez, desde 1967, perderam por 4-0 na primeira ronda dos play-offs da Liga norte-americana de basquetebol (NBA).
Em Los Angeles, os Spurs confirmaram o seu favoritismo frente aos Lakers, vencendo o quarto encontro da série por 103-82, frente a um adversário com muitos problemas de lesões.
Sem Kobe Bryant, Steve Nash e Metta World Peace, os Lakers não conseguiram evitar ser varridos na primeira ronda desde 1967, numa altura em que eram apenas oito as equipas que chegavam à fase final.
Segundos classificados na fase regular na Conferência Oeste, os Spurs nunca pareceram ameaçados nesta série e no derradeiro encontro voltaram a ser conduzidos pelo francês Tony Parker, autor de 23 pontos e quatro assistências, numa partida em que não perdeu qualquer bola.
No conjunto texano, mais quatro jogadores conseguiram ultrapassar a dezena de pontos: Kawhi Leonard (13), DeJuan Blair (13), Tim Duncan (11) e Gary Neal (11).
Nos Lakers, mesmo limitado fisicamente, o espanhol Pau Gasol foi o melhor, com 16 pontos e oito ressaltos, numa partida em que Dwight Howard foi excluído no terceiro período, depois de ser punido com uma segunda falta técnica.
O poste é mesmo uma das grandes incógnitas para a próxima temporada, pois será um jogador livre e subsistem muitas dúvidas sobre se continuará nos Lakers.
Nas meias-finais de Oeste, os Spurs vão defrontar o vencedor da série entre os Denver Nuggets e os Golden State Warriors, que passaram a liderar a eliminatória por 3-1, depois do triunfo caseiro por 115-101.
Depois de ter batido o recorde de lançamentos triplos concretizados na fase regular, Stephen Curry conseguiu mais seis tiros longos neste encontro, terminando com 31 pontos e sete assistências, sendo bem secundado por Jarrett Jack (21 pontos) e Carl Landry (17).
Na equipa de Denver, que na terça-feira tenta em casa manter-se na prova, Ty Lawson foi o melhor, com 26 pontos e seis assistências. (noticiasaominuto.com)