Sob o lema: “Mulheres, capacitemo-nos para o reforço das estruturas da LIMA”, realizou-se no dia 27 de Abril de 2013 na Província do Kuanza- sul, município da Cela, um Seminário de capacitação política da LIMA, orientado pela presidente Nacional, Miraldina Olga Marcos Jamba.
Estiveram presentes 77 personalidades de entre membros do Executivo Nacional e provincial de Luanda, os Executivos municipais da Província do Kwanza-Sul e convidados.
O seminário visou incentivar as mulheres de formas a criar novo dinamismo, tendo em conta os desafios do milénio e capacitar as mulheres em matéria sobre a liderança Feminina e Competência das dirigentes.
Depois de acesos debates e participação extraordinária dos seminaristas chegaram-se as seguintes recomendações e conclusões:
1. Saudar a histórica viagem do Presidente da UNITA aos EUA e Europa na sua incessante luta em busca da verdadeira democracia e respeito pela lei e pelos direitos humanos amordaçados pelo actual regime em Angola.
2. Exigir do governo angolano que esclareça a sociedade e as famílias o desaparecimento de Alves Kamulingue e Isaías Kassule que a 27 de Maio farão um ano desde que deixaram do convívio familiar.
3. Apelar a todos sectores da vida Partidária para a mudança de mentalidade, comportamento, reforçando a consciencialização da LIMA pela unidade, responsabilidade individual pelo trabalho colectivo primando sempre pela humildade e sobretudo valorizar a sua participação nos múltiplos sectores como rezam os princípios da UNITA desde a sua fundação.
4. A LIMA caracteriza-se por um grupo formal e que trabalha a luz dos seus estatutos. O seminário recomenda por isso, a obrigatoriedade de cada uma sentir-se responsável pela função que ocupa com caracter permanente ao invés de caracteres transitórios.
5. O seminário recordou o principal papel da mulher como mãe carinhosa na busca de soluções aos problemas que dizem respeito ao lar, principalmente na educação dos filhos.
6. Apelar as mulheres com cargos de destaque para observância dos valores morais e culturais que sempre caracterizar a mulher como elo fundamental da família.
7. O seminário notou com profunda preocupação os índices, cada vez mais assustadores, do uso de álcool no seio das mulheres o que tem afectado gravemente o tecido nuclear, a família. Por isso apela-se as instituições afins no sentido de incrementarem acções que visem minimizar problemas de pobreza que assolam as famílias.
8. Saudar os prelectores nomeadamente a Deputada a Assembleia Nacional e presidente da LIMA Miraldina Olga Marcos Jamba e a Secretária Nacional para Organização da LIMA, Virgínia Etna Chindondo que com mestria e sapiência souberam transmitir com zelo patriótico os dois painéis.
Fonte: unitaangola.org