Quinta-feira, Março 30, 2023
15.3 C
Lisboa
More

    Ana Gomes espera que Cavaco “termine mandato com dignidade”

    (LUSA)
    (LUSA)

    A eurodeputada Ana Gomes disse, este sábado, que espera que o Presidente da República “termine o seu mandato com dignidade” mas disse antever eleições mais cedo do que aquilo que Cavaco Silva deseja.

    Numa intervenção no XIX Congresso do PS, no período dedicado ao debate da moção de António José Seguro, Ana Gomes retomou as críticas à intervenção do chefe de Estado na sessão solene do 25 de Abril, que foram feitas por vários socialistas no primeiro dia de Congresso.

    “Está dito que o PS só volta ao poder com eleições mas pode voltar mais cedo do que o Presidente da República deseja, Presidente que só tenho a desejar que termine com dignidade o seu mandato”, disse, parafraseando uma frase que Cavaco Silva, enquanto primeiro-ministro, dirigiu ao então Presidente da República Mário Soares.

    A crítica mereceu a salva de palmas até agora mais intensa desta manhã de trabalho do segundo dia de Congresso, que decorre até domingo, em Santa Maria da Feira (Aveiro).

    Para a eurodeputada, o PS “poderá regressar mais cedo ao poder porque este Governo desgoverna e está em decomposição”, e pediu que a primeira reforma socialista incida sobre a justiça e as forças de segurança, “contra a impunidade dos corruptos e criminalidade organizada com banca, na banca, que enriquece à custa de capturar agentes políticos e do Estado para esfoliar cofres do Estado”.

    A segunda reforma, defendeu, tem de incidir no Estado: “Cabe ao PS emendar a mão e travar a espiral de ‘outsourcing’ que, no passado, os seus Governos também ajudaram a avolumar para engordar escritórios de advogados e serviços de consultadoria, o BPN, o BPP, as PPP, os ‘swap’, as obras e aquisições públicas com corrupção”.

    A eurodeputada pediu também uma reforma do sistema fiscal e um reforço do orçamento próprio da União Europeia para o crescimento e emprego em vez do “pífio orçamento de menos de um por cento do PIB europeu, que é o que o coitado do presidente Durão arranjou para fazer cantar a União”.

    Pedido o fim das “políticas austericidas” com “quartel-general na chancelaria Merkel”, Ana Gomes lembrou que em maio do próximo ano os europeus vão eleger, pela primeira vez, o presidente da Comissão Europeia.

    “Precisamos lá de um europeísta com visão, ganas e garras para salvar Europa do veneno ultraliberal da Europeia”, disse.

    Numa outra intervenção, Fonseca Ferreira, membro da corrente de opinião “Esquerda Socialista” e ex-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), lembrou que defende desde 2007 eleições primárias abertas a simpatizantes.

    “É pois com um misto de surpresa e satisfação que vemos juntar-se a nós os camaradas que escreveram a carta aberta”, disse, referindo a um grupo de militantes encabeçado pelo ex-secretário de Estado João Tiago Silveira.

    “São bem-vindos mas gostaríamos que os tivéssemos tido ao nosso lado antes”, nomeadamente no momento em que decorreu a revisão estatutária, acrescentou. (noticiasaominuto.com)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Especialistas em Inteligência Artificial (IA) pedem pausa no desenvolvimento da tecnologia

    Vários executivos de tecnologia e importantes pesquisadores de inteligência artificial, incluindo o CEO da Tesla Inc. Elon Musk e...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema