Terça-feira, Março 28, 2023
14.8 C
Lisboa
More

    A “alternativa é tão valiosa quanto o consenso”, garante Seguro

     Seguro no discurso de abertura Foto: NELSON GARRIDO

    Seguro no discurso de abertura
    Foto: NELSON GARRIDO
    Líder do PS apontou o erro do Presidente e garantiu que tão bom como o consenso é em democracia a alternativa. E anunciou o PS como tal, prometendo um pacto para o emprego e um acordo de concertação social a médio prazo.

    “Sem alternativa a democracia não funciona. Não existe. É apenas uma democracia formal. O rotativismo não é solução.” Com esta afirmação, José António Seguro, líder do PS, respondia formalmente ao discurso feito pelo Presidente da República, Cavaco Silva, ao abrir ao início da noite desta sexta-feira o XIX Congresso socialista, que decorre até domingo em Santa Maria da Feira.

    E referindo-se primeiro implicitamente às palavras de Cavaco Silva – que foi assobiado pelos congressistas cada vez que o seu nome era mencionado -, Seguro afirmou que a “alternativa e consenso devem conviver, de forma natural, numa democracia”. Isto logo a seguir a ter criticado o facto de o Governo apelar só agora ao consenso com o PS: “Numa altura em que alguns parecem descobrir as virtudes do consenso, quero reafirmar que a alternativa é tão valiosa quanto o consenso.”

    Mas, no final do discurso, Cavaco seria directamente interpelado por Seguro. “Foi este o erro maior, transmitido pelo senhor Presidente da República aos portugueses. O erro de negar a esperança e a evidência de que há um caminho alternativo para sairmos da crise”, disse o líder do PS, prosseguindo : “O erro de negar o desenvolvimento e modernidade, em vez de uma receita de asfixia e de condenação à pobreza. O erro de traçar um quadro de resignação onde se esperaria um apelo ao melhor das energias de todos para dar curso ao único caminho que vale a pena percorrer: o caminho do combate ao atraso, à queda da economia, às desigualdades e às discriminações que o mais elementar sentimento de justiça não pode tolerar numa sociedade democrática.” E reafirmou que “em democracia há sempre soluções, há sempre alternativas”, para concluir: “O pior serviço que à democracia podemos prestar é o da descrença na capacidade do povo para criar soluções para os problemas com que está confrontado.” Ler mais

    (publico.pt)

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jack Ma retorna à China enquanto Pequim busca aumentar a confiança no setor de tecnologia

    O fundador do Alibaba, Jack Ma, voltou à China continental numa rara visita pública que ocorre quando Pequim tenta...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema