
A Shell Technology Ventures, braço de empreendimentos corporativos da Shell, efectuará pesados investimentos em empresas com projectos inovadores. O objectivo é acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias para a área de petróleo e gás. Com o foco em processos mais inteligentes de extracção e novas técnicas de produção, a Shell prepara-se para investir centenas de milhões de dólares nos próximos seis a oito anos.
‘As ideias vindas de fora da organização são fundamentais para o nosso processo de inovação em exploração e produção. Queremos que estes cientistas brilhantes desenvolvam as suas ideias utilizando a expertise e o alcance global da Shell, para que essas tecnologias estejam disponíveis para utilização em nossos projectos o mais rápido possível’, explicou o cientista-chefe mundial da Shell, Gerald Schotman.
Além das empresas de tecnologia, a petrolífera também pretende investir em tecnologias de spin-out e fundos externos de venture capital. A companhia anglo-holandesa estuda diversas áreas para investimento, incluindo produção e conversão de gás; mapeamento geofísico; produção e conversão químicas; novos materiais; recuperação de petróleo e tratamento de água. Diversos aspectos como tecnologia da informação; perfuração de poços de petróleo e gás; sensoriamento submerso; produção em ambientes desafiadores; eficiência operacional e tecnologias para o futuro da energia também serão sondados.
Os parceiros terão acesso aos especialistas da Shell, à sua estrutura global de pesquisa e toda a cadeia de consumidores, fornecedores e funcionários. A Shell proporcionará testes de campo quando necessário, e servirá como ‘cliente desencadeador’ dessas novas tecnologias. As empresas interessadas devem enviar suas propostas de acordo com os padrões especificados no site: www.shell.com/techventures.
O director de Empreendimentos Tecnológicos da Shell, Geert van de Wouw, acrescenta: ‘Queremos desenvolver parcerias em longo prazo, com benefícios mútuos, com empresas de tecnologia, empresas de venture capital e organizações de empreendimentos corporativos. Um bom exemplo de como isso já está a funcionar é o nosso investimento na GlassPoint Solar Inc. Eles desenvolveram uma instalação-piloto no Médio Oriente utilizando o sol para gerar o vapor necessário para a recuperação do petróleo. A Petroleum Development Oman (PDO) contratou a GlassPoint para construir essa instalação, que está sendo testada’.
A Shell Technology Ventures é o braço de empreendimentos corporativos da Shell e é gerida externamente pela Kenda Capital. (opais.net)