Foto: LEO RAMIREZ/AFP
A tensão voltou a subir na Venezuela nos últimos dias com o Governo do recém-empossado Nicolás Maduro a ameaçar prender o seu rival da oposição nas eleições presidenciais, do passado dia 14, Henrique Capriles, ligando-o aos protestos violentos que se seguiram à publicação dos resultados eleitorais. Também no final desta semana, foi detido um americano de 35 anos, Timothy Hallett Tracy, que Caracas acusa de ser um espião ao serviço dos Estados Unidos com a missão de provocar violência e desestabilizar o país.
Timothy Hallett e Henrique Capriles estariam assim ligados, mesmo que indirectamente, num mesmo objectivo de derrubar o Governo eleito de Maduro, segundo o Governo.
“A missão era levar-nos a uma guerra civil”, afirmou o ministro do Interior Miguel Rodríguez, referindo-se a Timothy Hallet que acusa de estar ao serviço da agência de espionagem dos Estados Unidos. Hallett foi detido no aeroporto de Caracas na quarta ou quinta-feira (a data exacta varia de acordo com a fonte) quando se preparava para sair da Venezuela, depois de o pai o aconselhar a partir face ao aumento da tensão pós-eleitoral.
Ler mais
(publico.pt)